RAIZES DO BRASIL, 1936
UM ENSAIO HISTÓRICO
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a primeira edição de Raízes do Brasil como um ensaio histórico. Diante da inexistência de uma definição deste gênero literário, buscamos compreendê-lo por meio de uma comparação da obra com Retrato do Brasil, outro dos mais expressivos ensaios históricos. Resultou da comparação a percepção de que os dois têm uma estrutura comum. Com efeito, pode-se dividir ambos os textos em quatro partes distintas com diferentes funções: uma constatação, uma tese, uma demonstração e uma conclusão. Verificamos, além disso, que forma e conteúdo não podem ser desvinculados no estudo do ensaio histórico. Mais do que isso, a forma subordina o conteúdo. Em decorrência, postulamos que não se pode compreender o conteúdo sem levar em conta a forma. Na análise da obra de Sérgio Buarque de Holanda, chamamos a atenção para uma linha de continuidade entre seus primeiros escritos, no início da década de 20, sua militância modernista e seu envolvimento com o irracionalismo, especialmente com o de Ludwig Klages, filósofo alemão. Ao final, discutimos o propósito de Raízes do Brasil.
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