FORMAÇÃO DAS ALMAS
MERCADO, DEUS E VALORES NO CURRÍCULO PAULISTA
Resumo
O objetivo do presente texto é analisar o Currículo do Estado de São Paulo à luz das influências neoliberais e neoconservadoras. Para tanto dividiu-se este artigo em dois momentos. No primeiro, busca-se compreender como as forças neoliberais influem na formação dos estudantes do Ensino Fundamental II contribuindo não para a formação de sujeitos históricos possuidores de direitos, mas sim de indivíduos “flexíveis” e “dóceis”. Em um segundo momento, buscou-se analisar a “regeneração moral” que o Currículo intenta promover com a elevação do Ensino Religioso como componente curricular que se dá por meio de valores cristãos enquanto magistra vitae. Os resultados da investigação revelam, dentre outros, que há um reducionismo de saberes das componentes curriculares à princípios morais que visam a formação d’alma de indivíduos responsivos aos valores de mercado e do capital. Com abordagem qualitativa desse documento, nosso cenário de legitimação teórico-metodológico pauta-se em autores da área educacional.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.