COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS
UMA PESQUISA COM PROFESSORES DA EAD
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o nível de conhecimento tecnológico de professores que atuam na Educação a Distância - EaD em instituições de ensino superior no sul do estado de Minas Gerais- Brasil. Visto que o avanço tecnológico educacional representado aqui pelo uso das tecnologias, o acesso aos programas específicos e auxiliares ajudaram a revolucionar a educação no mundo, refletidos nos saberes docentes práticas e respectivamente no fazer docente. Neste sentido, tais necessidades devem estar alinhadas com as estratégias dos gestores, e vivenciadas nas instituições de ensino, como processo de formação continuada. Desse modo, a partir de metodologia quantitativa, analisou-se uma amostra composta por 100 professores de instituições privadas de ensino superior. Para tanto, utilizou-se questionário online, a fim de verificar quais são as competências tecnológicas do referido grupo, com base nos pressupostos teóricos de Moran (2020), Gomes; Saragoça & Domingues (2011) e Veloso & Mill (2018). Os resultados evidenciam que para desempenhar um papel diferenciado é relevante que os professores apresentem competências necessárias e intrínsecas à função dos docentes na EaD, ressaltando o acesso e a logística do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), das atividades nos polos presenciais e das intervenções nos diversos espaços e ferramentas tecnológicas.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.