COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS

UMA PESQUISA COM PROFESSORES DA EAD

  • Diego Kenji de Almeida Marihama Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI)
  • Viviane Cristina de Mattos Battistello Universidade Feevale
  • Maria Aparecida Santos e Campos Universidad de Jaén

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o nível de conhecimento tecnológico de professores que atuam na Educação a Distância - EaD em instituições de ensino superior no sul do estado de Minas Gerais- Brasil. Visto que o avanço tecnológico educacional representado aqui pelo uso das tecnologias, o acesso aos programas específicos e auxiliares ajudaram a revolucionar a educação no mundo, refletidos nos saberes docentes práticas e respectivamente no fazer docente. Neste sentido, tais necessidades devem estar alinhadas com as estratégias dos gestores, e vivenciadas nas instituições de ensino, como processo de formação continuada. Desse modo, a partir de metodologia quantitativa, analisou-se uma amostra composta por 100 professores de instituições privadas de ensino superior. Para tanto, utilizou-se questionário online, a fim de verificar quais são as competências tecnológicas do referido grupo, com base nos pressupostos teóricos de  Moran (2020), Gomes; Saragoça & Domingues (2011) e Veloso & Mill (2018). Os resultados evidenciam que para desempenhar um papel diferenciado é relevante que os professores apresentem competências necessárias e intrínsecas à função dos docentes na EaD, ressaltando o acesso e a logística do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), das atividades nos polos presenciais e das intervenções nos diversos espaços e ferramentas tecnológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-08-19
Como Citar
Marihama, D. K. de A., Battistello, V. C. de M., & Campos, M. A. S. e. (2021). COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS. Notandum, (57), 17-37. https://doi.org/10.4025/notandum.vi57.59332