A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO DE UMA COMUNIDADE ÉTICA

  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a relevância dos vínculos coletivos criados em torno da identidade étnico-racial (comunidade), argumentando que a existência e o fortalecimento destes vínculos contribuem de forma decisiva para o processo de afirmação das identidades. Utilizando as entrevistas semiestruturadas como instrumento para obter as informações, foi possível perceber que todos os sujeitos entrevistados deram muita ênfase a sua comunidade, destacando a força que vem do coletivo para se manterem na universidade e se sentirem fortalecidos para enfrentar as dificuldades, fossem estas de ordem econômica ou de discriminação. Para manter o anonimato dos sujeitos da pesquisa, os nomes dos acadêmicos são fictícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco, Brasil. Bolsista Produtividade CNPq.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
Backes, J. L. (2018). A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO DE UMA COMUNIDADE ÉTICA. Notandum, (47), 47-60. https://doi.org/10.4025/notandum.47.4
Seção
Artigos