A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO DE UMA COMUNIDADE ÉTICA
Resumo
O artigo tem como objetivo refletir sobre a relevância dos vínculos coletivos criados em torno da identidade étnico-racial (comunidade), argumentando que a existência e o fortalecimento destes vínculos contribuem de forma decisiva para o processo de afirmação das identidades. Utilizando as entrevistas semiestruturadas como instrumento para obter as informações, foi possível perceber que todos os sujeitos entrevistados deram muita ênfase a sua comunidade, destacando a força que vem do coletivo para se manterem na universidade e se sentirem fortalecidos para enfrentar as dificuldades, fossem estas de ordem econômica ou de discriminação. Para manter o anonimato dos sujeitos da pesquisa, os nomes dos acadêmicos são fictícios.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.