ESPAÇOS E TEMPOS DOS JARDINS DA INFÂNCIA, SEGUNDO O MANUAL DE ENSINO O QUE É JARDIM DA INFÂNCIA (1963)

  • Rosane Michelli de Castro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0002-7383-4810
  • Elieuza Aparecida de Lima Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Cláudia Cristina de Farias dos Santos de Moura Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

Neste artigo, apresentamos e discutimos prescrições sobre a organização e estrutura dos espaços e tempos dos Jardins da Infância, segundo o manual de ensino O que é Jardim da Infância (1963), de Nazira Féres Abi-Sáber, retomando as assertivas de pesquisadores da Educação Infantil sobre tais aspectos, em nossas atuais escolas de Educação Infantil. Esse manual foi publicado como parte das ações do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar - PABAEE – desenvolvido em Belo Horizonte-MG, firmado mediante acordo entre Estados Unidos e Brasil, com a justificativa de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas nos Jardins da Infância na década de 1960. Entretanto, como pudemos identificar, esse manual evidencia a atualidade de discussões sobre aspectos das escolas de Educação Infantil, os quais ainda carecem de estudos teórico-práticos, em favor do pleno desenvolvimento das crianças, desde a mais tenra idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Michelli de Castro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pós-Doutorado pela Fundação Carlos Chagas-SP, Mestrado e Doutorado em Educação – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC-UNESP/Marília-SP. Professora junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC-UNESP/Marília-SP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas “HiDEA-Brasil – História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil” – FFC-UNESP/Marília-SP e Pesquisadora junto aos Grupos de Pesquisa: “GP FORME – Formação do Educador” – FFC-UNESP/Marília-SP e GEPCIE – “Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Instituições Educacionais” – FCL-UNESP/Araraquara-SP.

Elieuza Aparecida de Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorado em Educação – FFC-UNESP/Marília-SP. Professora junto ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE – Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC-UNESP/Marília-SP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Especificidades da Docência na Educação Infantil e pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural", ambos da FFC-UNESP/Marília-SP.

Cláudia Cristina de Farias dos Santos de Moura, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pedagoga – FFC-UNESP/Marília-SP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “HiDEA-Brasil – História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil” – FFC-UNESP/Marília-SP.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
Castro, R. M. de, Lima, E. A. de, & Moura, C. C. de F. dos S. de. (2018). ESPAÇOS E TEMPOS DOS JARDINS DA INFÂNCIA, SEGUNDO O MANUAL DE ENSINO O QUE É JARDIM DA INFÂNCIA (1963). Notandum, (47), 173-192. https://doi.org/10.4025/notandum.47.11
Seção
Artigos