ESPAÇOS E TEMPOS DOS JARDINS DA INFÂNCIA, SEGUNDO O MANUAL DE ENSINO O QUE É JARDIM DA INFÂNCIA (1963)
Resumo
Neste artigo, apresentamos e discutimos prescrições sobre a organização e estrutura dos espaços e tempos dos Jardins da Infância, segundo o manual de ensino O que é Jardim da Infância (1963), de Nazira Féres Abi-Sáber, retomando as assertivas de pesquisadores da Educação Infantil sobre tais aspectos, em nossas atuais escolas de Educação Infantil. Esse manual foi publicado como parte das ações do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar - PABAEE – desenvolvido em Belo Horizonte-MG, firmado mediante acordo entre Estados Unidos e Brasil, com a justificativa de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas nos Jardins da Infância na década de 1960. Entretanto, como pudemos identificar, esse manual evidencia a atualidade de discussões sobre aspectos das escolas de Educação Infantil, os quais ainda carecem de estudos teórico-práticos, em favor do pleno desenvolvimento das crianças, desde a mais tenra idade.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.