PÓS-MODERNIDADE EXCLUDENTE

PORQUE AS PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS TORNAM-SE UMA NÃO-OPÇÃO PARA OS FILHOS DAS FAMÍLIAS MAIS POBRES

  • Thaís Vargas Bizelli Universidade Estadual Paulista
  • Eliza Maria Barbosa Universidade Estadual Paulista
  • José Luís Bizelli Universidade Estadual Paulista
  • José Anderson Santos Cruz Universidade Estadual Paulista

Resumo

O texto investiga, a partir de pressupostos da pedagogia histórico-crítica, as propostas do aprender a aprender utilizado em escolas Reggio Emilia e Waldorf a partir de métodos construtivistas. A análise é feita através de aprofundamento sobre a bibliografia disponível que trata a questão. Percebe-se claramente nas estratégias das pedagogias alternativas sua inadequação ao cotidiano da escola pública brasileira voltada especialmente aos filhos das camadas mais pobres da população. Três pontos negativos são importantes de serem desvendados sobre as escolas Reggio Emilia e Waldorf: a acomodação a uma lógica que não habilita professores e alunos a enfrentar seu papel histórico; o eximir a escola do seu papel de ensinar; a transferência para a mãe da tarefa de preencher as lacunas do sistema educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Vargas Bizelli, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, Brasil. Doutoranda em Educação Escolar. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8127-5257.

Eliza Maria Barbosa, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil. Professora Assistente II do Departamento de Psicologia da Educação e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar. Doutorado em Educação Escolar (UNESP). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9452-6008.

José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista

Livre docente. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6634-1444.

José Anderson Santos Cruz, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, Brasil. Doutor em Educação Escolar. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5223-8078.

Publicado
2021-08-20
Como Citar
Bizelli, T. V., Barbosa, E. M., Bizelli, J. L., & Santos Cruz, J. A. (2021). PÓS-MODERNIDADE EXCLUDENTE. Notandum, (57), 39-53. https://doi.org/10.4025/notandum.vi57.60173