VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE ANÁLISE NA TEMÁTICA DE QUÍMICA AMBIENTAL NA COLEÇÃO QUÍMICA SER PROTAGONISTA PNLD 2018

  • Carla Juliana Silva Soares Universidade Federal de Alagoas
  • Monique Gabriella Angelo da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Daisy Floering Brêda Gonçalves Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O presente artigo analisou as categorias por meio das quais a Química Ambiental emerge em meio as questões da coleção Química Ser Protagonista (QSP). Foram selecionadas as questões que tinham como foco a abordagem de temas de Química Ambiental na coleção QSP, classificadas nessa obra como: “problemas”, “questões de vestibulares e ENEM”, “projetos” e “questões globais”. A organização dessas questões nos permitiu categorizá-las em eixos temáticos dentro da temática. Foram eles: água, agricultura, energia, indústrias, lixo e poluição. No entanto, em face da necessidade de garantir a qualidade dessa classificação, emergiu o seguinte problema de pesquisa: Como validar os eixos temáticos das questões de química ambiental da coleção QSP? Diante desse questionamento, essa pesquisa teve por objetivos: construir um instrumento para validação dos eixos temáticos das questões de química ambiental da coleção QSP; aplicar o instrumento junto a um grupo de docentes com titulação de licenciandos, graduados, mestres e doutores na área de Educação e Química; avaliar a consistência e fidedignidade dos resultados apontados na organização das categorias a partir de tratamento estatístico. O instrumento foi construído no Google Formulários e foi aplicado junto a 10 docentes. A consistência interna dos resultados foi mensurada a partir do coeficiente de Kuder-Richardson. O coeficiente de Kuder-Richardson obtido no processo de validação foi de 0.83, enquadrado pela literatura em uma janela de valores considerada muito boa. Esse resultado indica que o instrumento construído é válido para avaliação de questões que abordam temas de química ambiental em livros didáticos.

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Biografia do Autor

Carla Juliana Silva Soares, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Química Licenciatura pelo Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Química – QUICIÊNCIA.

Monique Gabriella Angelo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Química e Biotecnologia pela Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (ENSCR) e pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Química - QUICIÊNCIA, inserido dentro do Instituto de Química e Biotecnologia.

Daisy Floering Brêda Gonçalves, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Licenciatura em Química e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL).

Publicado
2021-08-23
Como Citar
Soares, C. J. S., Silva, M. G. A. da, & Gonçalves, D. F. B. (2021). VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE ANÁLISE NA TEMÁTICA DE QUÍMICA AMBIENTAL NA COLEÇÃO QUÍMICA SER PROTAGONISTA PNLD 2018. Notandum, (57), 97-109. https://doi.org/10.4025/notandum.vi57.60229