VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE ANÁLISE NA TEMÁTICA DE QUÍMICA AMBIENTAL NA COLEÇÃO QUÍMICA SER PROTAGONISTA PNLD 2018
Resumo
O presente artigo analisou as categorias por meio das quais a Química Ambiental emerge em meio as questões da coleção Química Ser Protagonista (QSP). Foram selecionadas as questões que tinham como foco a abordagem de temas de Química Ambiental na coleção QSP, classificadas nessa obra como: “problemas”, “questões de vestibulares e ENEM”, “projetos” e “questões globais”. A organização dessas questões nos permitiu categorizá-las em eixos temáticos dentro da temática. Foram eles: água, agricultura, energia, indústrias, lixo e poluição. No entanto, em face da necessidade de garantir a qualidade dessa classificação, emergiu o seguinte problema de pesquisa: Como validar os eixos temáticos das questões de química ambiental da coleção QSP? Diante desse questionamento, essa pesquisa teve por objetivos: construir um instrumento para validação dos eixos temáticos das questões de química ambiental da coleção QSP; aplicar o instrumento junto a um grupo de docentes com titulação de licenciandos, graduados, mestres e doutores na área de Educação e Química; avaliar a consistência e fidedignidade dos resultados apontados na organização das categorias a partir de tratamento estatístico. O instrumento foi construído no Google Formulários e foi aplicado junto a 10 docentes. A consistência interna dos resultados foi mensurada a partir do coeficiente de Kuder-Richardson. O coeficiente de Kuder-Richardson obtido no processo de validação foi de 0.83, enquadrado pela literatura em uma janela de valores considerada muito boa. Esse resultado indica que o instrumento construído é válido para avaliação de questões que abordam temas de química ambiental em livros didáticos.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.