RESULTADOS DO IDEB-2019

SUGESTÃO DE AVANÇO NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

  • Pedro Demo Universidade de Brasília
  • Renan Antônio da Silva Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Elaboramos uma análise preliminar do Ideb 2019, aproveitando seu lançamento nessa terceira semana de setembro de 2020 (INEP/MEC, 2020. Ideb, 2020). Vou focar o comportamento de MS, até onde possível e comparativamente. Algumas indicações já foram anotadas, como um avanço no EM de 2017 para 2019, talvez por conta da Reforma do EM, que, mesmo mantendo o mesmo instrucionismo, mexeu com o sistema. Alguns estados se destacaram, tendo agora o Ceará um grande rival, Goiás, e preconizando a importância da movimentação municipal e local. Note-se, porém, que o avanço recente chama a atenção porque o EM mostrava, na série histórica, leseira já marcada; em si, o avanço foi pequeno e está muito longe da solicitação da BNCC de “recriação da escola”.

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Biografia do Autor

Pedro Demo, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia pela Universität Des Saarlandes. Professor titular aposentado da Universidade de Brasília.

Renan Antônio da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação Escolar pela UNESP. Professor visitante na UFAM. E-mail: r.silva@unesp.br.

Publicado
2021-09-01
Como Citar
Demo, P., & Silva, R. A. da. (2021). RESULTADOS DO IDEB-2019. Notandum, (57), 111-127. https://doi.org/10.4025/notandum.vi57.60230