INIVALDO MILA
AS CONDIÇÕES DE UM PROFESSOR LEIGO EM REGIÃO DE COLONIZAÇÃO RECENTE EM MATO GROSSO
Resumo
Este artigo analisa a formação profissional de um professor leigo, especificamente do professor Inivaldo Mila, que assumiu a docência no povoado de São José dos Quatro Marcos, criado em meados dos anos 1960, no âmbito do movimento de colonização recente no estado de Mato Grosso. Tem como referencial teórico os princípios da Nova História Cultural (Chartier, 1990) e da Micro-história (Revel, 1998). Para tal, utilizamos documentos encontrados no Arquivo Público de Cáceres-MT e o depoimento oral do professor Inivaldo Mila. A delimitação temporal (1967-1970) justifica-se pelo período em que Mila esteve à frente da Escola Rural Mista de São José dos Quatro Marcos. A pesquisa possibilitou perceber, a partir da trajetória profissional do professor Inivaldo Mila, a trajetória de outras pessoas sem formação que assumiram a docência em outras localidades no estado, ministrando aulas em escolas improvisadas e mal equipadas para que as crianças não ficassem sem receber educação escolar.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.