INIVALDO MILA

AS CONDIÇÕES DE UM PROFESSOR LEIGO EM REGIÃO DE COLONIZAÇÃO RECENTE EM MATO GROSSO

  • Angela Luzia Magalhães Silva Mello Secretaria Estadual de Educação-MT, Brasil- Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
  • Elizabeth Figueiredo de Sá Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Resumo

Este artigo analisa a formação profissional de um professor leigo, especificamente do professor Inivaldo Mila, que assumiu a docência no povoado de São José dos Quatro Marcos, criado em meados dos anos 1960, no âmbito do movimento de colonização recente no estado de Mato Grosso. Tem como referencial teórico os princípios da Nova História Cultural (Chartier, 1990) e da Micro-história (Revel, 1998). Para tal, utilizamos documentos encontrados no Arquivo Público de Cáceres-MT e o depoimento oral do professor Inivaldo Mila. A delimitação temporal (1967-1970) justifica-se pelo período em que Mila esteve à frente da Escola Rural Mista de São José dos Quatro Marcos. A pesquisa possibilitou perceber, a partir da trajetória profissional do professor Inivaldo Mila, a trajetória de outras pessoas sem formação que assumiram a docência em outras localidades no estado, ministrando aulas em escolas improvisadas e mal equipadas para que as crianças não ficassem sem receber educação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Luzia Magalhães Silva Mello, Secretaria Estadual de Educação-MT, Brasil- Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002) e mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) . Atualmente é professora efetiva na Secretaria Estadual de Educação-MT. Doutoranda em Educação, na Linha de Pesquisa Cultura, Memória e Teorias em Educação. 

Elizabeth Figueiredo de Sá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

É Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Participou do estagio de doutoramento na Universidade do Porto (2004). Em 2009 concluiu o pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP e em 2018 concluiu o pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente participa do estágio de pós-doutoramente na Universidade de Coimbra. É Líder do grupo de Pesquisa História da Educação e Memória -GEM-IE-UFMT criado em 1993. Organizou o I Encontro de História da Educação do Centro-Oeste (2012), o VII Congresso Brasileiro de História da Educação (2013), o 27º Seminário de Educação: Debates sobre Educação Pesquisa e Inovações e, em 2021 organizou o XII Congresso luso-brasileiro de História da Educação ( COLUBHE), contando com o auxilio CNPq e CAPES. Membro do Conselho Editorial da Revista Educação Pública (A2). Integra a Sociedade Brasileira de História da Educação e a ANPED. Atua como professora Associada no Instituto de Educação e no Programa de Pós-graduação da UFMT. Coordenou do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFMT) (2019-2021). Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória 0 GEM/UFMT.

Publicado
2022-12-14
Como Citar
Mello, A. L. M. S., & Sá, E. F. de. (2022). INIVALDO MILA. Notandum, (60), 101-117. https://doi.org/10.4025/notandum.vi60.65797
Seção
Fundamentos da Educação