VIOLÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
BULLYING E PRECONCEITO
Resumo
O presente artigo de revisão bibliográfica, tem como objetivo compreender as manifestações de violência no ensino superior, tendo como base teórica a Teoria Crítica da Sociedade, especialmente os estudos de Theodor W. Adorno. Foi realizada uma busca de artigos e pesquisas sobre a temática na base de dados da SciELO, na plataforma google acadêmico e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, em oito de abril de 2022 e para a sistematização dos dados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Adorno (2008). Como resultado, foram encontrados quatro artigos e uma dissertação que coadunam com a proposta da presente revisão, pois retratam as formas de violência que se manifestam no ensino superior, como o trote, o bullying e o preconceito, sendo estes últimos modos mais regredidos para a expressão da agressividade psíquica, o que evidencia que a verticalização da educação não garante o desenvolvimento global e que a universidade revela uma estrutura social que tem como base a dominação.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.