VIOLÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

BULLYING E PRECONCEITO

Resumo

O presente artigo de revisão bibliográfica, tem como objetivo compreender as manifestações de violência no ensino superior, tendo como base teórica a Teoria Crítica da Sociedade, especialmente os estudos de Theodor W. Adorno. Foi realizada uma busca de artigos e pesquisas sobre a temática na base de dados da SciELO, na plataforma google acadêmico e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, em oito de abril de 2022 e para a sistematização dos dados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Adorno (2008). Como resultado, foram encontrados quatro artigos e uma dissertação que coadunam com a proposta da presente revisão, pois retratam as formas de violência que se manifestam no ensino superior, como  o trote, o bullying e o preconceito, sendo estes últimos modos mais regredidos para a expressão da agressividade psíquica, o que evidencia que a verticalização da educação não garante o desenvolvimento global e que a universidade revela uma estrutura social que tem como base a dominação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haira Lima Ribas, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2021). Atua como pedagoga no IFPR (2017- atual). E-mail: haira.ribas@ifpr.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2446174003902752

Cleonice Aparecida Raphael da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorado em Educação (2021) pela Universidade Estadual de Maringá.  Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino - DTP UEM. E-mail - cleoraphael2017@gmail.com. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6026141631807788.

Laís Bastos Marchesoni, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2021). Pesquisadora sobre ensino e aprendizagem e alfabetização e letramento. Tem experiência em produção de conteúdo e docência no ensino superior.

Publicado
2023-04-27
Como Citar
Ribas, H. L., Silva, C. A. R. da, & Marchesoni, L. B. (2023). VIOLÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Notandum, (61), e67672. https://doi.org/10.4025/notandum.vi61.67672
Seção
Fundamentos da Educação