MERITOCRACIA E INDIVIDUALISMO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI

  • Cristiano Alexandre dos Santos Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O tema do presente artigo é o estudo sobre a meritocracia e o individualismo no acesso ao Ensino Superior brasileiro. O objetivo geral é analisar como as condições sociais e econômicas, os diferentes fatores de risco, interligados com componentes espaciais, históricos e raciais, influenciam nesse processo. A pesquisa fundamentou-se em estudos bibliográficos e na análise de dados disponibilizados pela Confederação Nacional dos trabalhadores em Educação e pelo Instituto Nacional de Pesquisas em Educação. Espera-se poder contribuir com os debates que problematizam os fundamentos legais e ideológicos que acompanham o percurso de escolarização especialmente no acesso à educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Alexandre dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Cristiano Alexandre dos Santos possui graduação em Direito (2000) e em História (2001), especialização em História Oral (2002) e em Antropologia Brasileira (2021), mestrado (2004), doutorado (2010) e pós-doutorado em Educação (2015). É pós-doutor em História (2019). Atualmente, é mestrando em Psicologia pela UFG (2022). É professor estatutário da Universidade Estadual de Goiás, da rede municipal de ensino de Goiânia e docente no Colégio Protágoras. Trabalha no Programa de Pós Graduação em Estudos Culturais Memória e Patrimônio (PROMEP/UEG) e atua nos seguintes temas: identidade, poder, formação e profissionalização docente.

Publicado
2023-11-01
Como Citar
Alexandre dos Santos, C. (2023). MERITOCRACIA E INDIVIDUALISMO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI. Notandum, (61), e69849. https://doi.org/10.4025/notandum.vi61.69849
Seção
Fundamentos da Educação