MERITOCRACIA E INDIVIDUALISMO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI
Resumo
O tema do presente artigo é o estudo sobre a meritocracia e o individualismo no acesso ao Ensino Superior brasileiro. O objetivo geral é analisar como as condições sociais e econômicas, os diferentes fatores de risco, interligados com componentes espaciais, históricos e raciais, influenciam nesse processo. A pesquisa fundamentou-se em estudos bibliográficos e na análise de dados disponibilizados pela Confederação Nacional dos trabalhadores em Educação e pelo Instituto Nacional de Pesquisas em Educação. Espera-se poder contribuir com os debates que problematizam os fundamentos legais e ideológicos que acompanham o percurso de escolarização especialmente no acesso à educação superior.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem à Revista. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC-ND 4.0).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.