<b>Arquivos ou museus: qual o lugar dos acervos escolares?</b>

  • Jacy Machado Barletta Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Palavras-chave: História da Educação, Arquivística, Escola Caetano de Campos, Arquivos Escolares, Recursos Pedagógicos, Materiais Escolares, Materiais Pedagógicos

Resumo

O artigo traz uma discussão sobre a manutenção de objetos tridimensionais nos arquivos de instituições escolares, demonstrando que esses documentos originários dos fazeres cotidianos da escola devem ser considerados documentos de arquivo. Isso é justificado pela ligação direta deles com as atividades-fim da instituição escolar.

Abstract

The article brings a discussion about the maintenance of three dimensional objects in the files of school institutions, demonstrating that those original documents you do daily of the school, file documents should be considered. That is justified for their direct connection with the activities end of the school institution.

Keywords

History of the Education; Arquivística; School Caetano de Campos; School Files; Pedagogic Resources; School Materials; Pedagogic Materials

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacy Machado Barletta, Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Historiógrafa do Centro de Documentação e Memória (CEDEM) da UniversidadeEstadual Paulista (UNESP). Mestre em educação pela Faculdade de Educação daUniversidade de São Paulo (FEUSP), no Programa História da Educação e Historiografia.Especialista em Métodos e Organização de Arquivos pela Escola de Comunicaçãoe Artes da USP.
Publicado
2012-02-10
Como Citar
Barletta, J. M. (2012). <b>Arquivos ou museus: qual o lugar dos acervos escolares?</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 5(2 [10]), 101-122. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38648