<b>As representações dos professores primários: estratégia política e <i>habitus</i> professoral</b>
Resumo
Este artigo analisa as formas peculiares pelas quais, durante o século XX, os professores primários brasileiros buscaram eleger representantes para cargos eletivos. A intenção de fazer ouvir os seus reclamos em âmbito estatal pela via política choca-se frontalmente com uma forte e generalizada recusa da “vinculação política” das associações docentes. Esse paradoxo foi solucionado por meio de práticas e discursos com relação à profissão que permitem compreender o habitus professoral. São analisados os casos de três associações de professores primários: o Centro do Professorado Paulista de São Paulo, a Sociedade Unificadora dos Professores Primários da Bahia e o Centro do Professorado Primário de Pernambuco. Os conceitos estruturantes da análise são de Chartier (representação) e de Bourdieu (campos sociais).
Abstract
This text aims to analyze the peculiar strategies that were used during the XXth. Century by teachers’ associations to elect representants to the Legislative Assembly. The intention to take vindications to the State by political ways collided with the strong rejection of politics from teachers associations. This paradox was solved by practices and discourses about the profession that allow us to understand the nature of teachers’ habitus. We analyze the cases of three elementary teachers associations: the Centro do Professorado Paulista from São Paulo, the Sociedade Unificadora dos Professores Primários from Bahia and the Centro do Professorado Primário from Pernambuco. The concepts that structure this text are from Chartier (representation) and Bourdieu (social fields theory).
Keywords
Teachers Associations; Teacher’s Professionalization; Elementary School; Political Representation; XXth. Century
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