Imprensa e instrução pública no império: o modo epistolar nos jornais do Rio de Janeiro e da Paraíba

  • Fabiana Sena Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: imprensa, cartas, instrução pública, império

Resumo

Este artigo busca tornar visível como os periódicos nas províncias da Paraíba e do Rio de Janeiro veiculavam as notícias sobre educação e instrução pública no Império por meio da escrita epistolar. Para tanto, as epístolas localizadas nos jornais dessas províncias foram analisadas por meio das regras e dos modelos de composição difundidos pelos manuais epistolares, por considerar que a estrutura discursiva está impregnada de intenção persuasiva. Por meio das cartas sobre instrução pública, foi possível verificar a escrita ordinária de sujeitos que compõem a instrução pública da época, possibilitando compreender o cotidiano de uma comunidade de leitores, tomando conhecimento do que faziam, liam, escreviam ou pensavam no Império.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutora em Educação pela UERJ. Professora Adjunta no Departamento de Metodologia da Educação, no Centro de Educação e credenciada no PPGE da Universidade Federal da Paraíba. Membro do grupo de pesquisa HISTED-BR/PB. Pesquisa realizada com o apoio do CNPq.

Publicado
2014-04-24
Como Citar
Sena, F. (2014). Imprensa e instrução pública no império: o modo epistolar nos jornais do Rio de Janeiro e da Paraíba. Revista Brasileira De História Da Educação, 14(1[34]), 73-98. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38864