Balanço sobre a historiografia do ensino profissional paulista (meados de 1880 a meados de 1940)

  • Marcelo Rodrigues Conceição Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)
Palavras-chave: ensino profissional, História da Educação, historiografia, desenvolvimento industrial

Resumo

Neste trabalho,por meio da análise de livros publicados entre 1986 e 2003, apresenta-se um balanço da historiografia do ensino profissional paulista. Foram examinados os conteúdos referentes ao período de meados de 1880 a meados de 1940 a fim de verificar como se relaciona a produção sobre a história do ensino profissional com a da História da Educação. Apesar da forte relação entre as características das duas áreas, na historiografia do ensino profissional analisada ainda não houve a renovação ocorrida na área da História da Educação proveniente das abordagens da Nova História Cultural. Tal aspecto pode ser explicado, em parte, pela predominância de análises baseadas nas necessidades de qualificação para o desenvolvimento industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues Conceição, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)
Professor adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Letras
Como Citar
Conceição, M. R. (1). Balanço sobre a historiografia do ensino profissional paulista (meados de 1880 a meados de 1940). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(2[45]), 107 - 134. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40684
Seção
Artigos