Contribuições de João Batista de La Salle para a constituição da escola moderna

  • Ângelo Ezequiel Leubet Centro Universitário La Salle
  • Evaldo Luis Pauly Centro Universitário La Salle
  • Valdir Leonardo da Silva Centro Universitário La Salle
Palavras-chave: J. Batista La Salle, educação universal, formação de professores, ensino simultâneo, escolarização

Resumo

Este artigo analisa a contribuição pedagógica de São João Batista de La Salle para a formação profissional do magistério e a universalização da escola primária na modernidade ocidental, apontando para a pouca frequência de estudos acadêmicos sobre a tradição pedagógica lassalista no Brasil. A partir da leitura crítica dos escritos de La Salle e dos comentaristas contemporâneos de sua proposta pedagógica, o artigo procura demonstrar como esse educador respondeu aos desafios educacionais da França, entre o final do século XVII e o começo do XVIII, contribuindo para a constituição da escola moderna. Com base nesse referencial, o artigo conclui formulando uma pauta para futuras pesquisas que potencialmente julgamos capazes de superar o alegado ‘silêncio eloquente’

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângelo Ezequiel Leubet, Centro Universitário La Salle

Licenciado em História e Mestrando em Educação pelo Centro Universitário La Salle – UNILASALLE de Canoas/RS. Diretor da Casa de Formação La Salle Niterói. 

Evaldo Luis Pauly, Centro Universitário La Salle

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e professor do curso de Pedagogia, ambos do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE de Canoas/RS. 

Valdir Leonardo da Silva, Centro Universitário La Salle

Licenciado em Filosofia e Mestrando em Educação pelo Centro Universitário La Salle – UNILASALLE de Canoas/RS. Diretor do Centro de Assistência Social La Salle, Canoas/RS. 

Publicado
2016-09-20
Como Citar
Leubet, Ângelo E., Pauly, E. L., & da Silva, V. L. (2016). Contribuições de João Batista de La Salle para a constituição da escola moderna. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(4[43]), 32-93. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40727