Cultura material e reflexão epistemológica para renovação da História da Educação

  • Manuel Ferreira Rodrigues Universidade de Aveiro
Palavras-chave: presentismo, património cultural, património educativo, história, história da educação

Resumo

Neste artigo, depois de caracterizar as extraordinárias mudanças operadas a partir dos anos 1970-1990 em diversos domínios, com destaque para a dominação das tecnologias digitais da comunicação e da informação, que contribuíram fortemente para o novo 'regime de historicidade', procuro estabelecer conexões, diretas e indiretas, entre a ideologia do presente, a memória, a história e o património, tentando mostrar os efeitos dessas profundas transformações nos domínios da cultura escolar, entendida como categoria de análise e campo de investigação e renovação da história da educação. Na senda de muitos estudos publicados nas últimas décadas, marcados por uma abertura teórica e metodológica a outras áreas disciplinares, proponho um aprofundamento dessa discussão à luz das (contra) propostas apresentadas por João Maria André, numa evocação das seis propostas para o próximo milénio, formuladas por Italo Calvino.

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Biografia do Autor

Manuel Ferreira Rodrigues, Universidade de Aveiro

Departamento de Educaçao

História da Educação

Publicado
2018-12-27
Como Citar
Rodrigues, M. F. (2018). Cultura material e reflexão epistemológica para renovação da História da Educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e044. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42976