Por uma história da história da educação no Brasil: Diana Vidal entre os 20 anos da SBHE e os 22 anos do NIEPHE

  • Fagno Silva Soares Instituto Federal do Maranhão - IFMA.
  • Vinicius Kapicius Plessim Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Palavras-chave: História da Educação, Escolarização, Memória

Resumo

Entrevista realizada em 17 de dezembro de 2018, com a historiadora da educação, Diana Gonçalves Vidal, professora titular de história da educação e livre-docente na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), coordenadora e fundadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE/USP). Diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) e destacada pesquisadora em História da Educação no Brasil.

Durante a entrevista, a pesquisadora Diana Vidal falou sobre sua trajetória profissional, fez reflexões acerca do ofício do/a historiador/a da educação, seus (di)lemas no século XXI, passando pelos 20 anos da SBHE e22 anos do NIEPHE, e sobre o seu contributo à frente do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) até o processo de consolidação dos estudos em história da educação no Brasil. Por fim, tratou dos desafios, trajetória, experiências e perspectivas da história da educação Brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fagno Silva Soares, Instituto Federal do Maranhão - IFMA.

Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Pesquisador do Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO/USP). Líder do CLIO e MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória (IFMA).

Vinicius Kapicius Plessim, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP). Mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF) pelo programa de Pós Graduação em Educação, cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. Graduado em licenciatura plena em História pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Atua e tem experiência na área de História da educação, História da Educação na Baixada Fluminense, História da Baixada Fluminense, História da profissão docente, História do ensino secundário no Brasil, Memória e História oral, História de vida e formação docente, História Antiga, História Medieval.

Referências

Alcântara, W. R. R. (2014). Por uma história econômica da escola: a carteira escolar como vetor de relações (São Paulo, 1874-1914) (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Ascolani, A., & Vidal, D. G. (Org.). (2009). Reformas educativas no Brasil e na Argentina ensaios de história comparada da educação (1820-2000). São Paulo, SP: Cortez Editora.

Azevedo, F. (1943). A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. São Paulo, SP: IBGE.

Biccas, M. S. (2017). Roger Chartier: contribuições para a história da educação. In E. M. T. Lopes & Faria Filho, L. M. (Orgs.), Pensadores sociais e a história da educação II (p. 269-296). Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Bourdieu, P. (2006). A ilusão biográfica. In J. Amado & M. M. Ferreira. Usos e abusos da história oral (8a ed., p. 183-191). Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV.

Carvalho, M. M. C. (2000). “L’histoire de l’éducationauBrésil: traditions historiographiques et processus de rénovation de la discipline”. Paedagogica Historica – Internacional, 36(3), 909-933.

Catani, D. B., & Faria Filho, L. M. (2002). Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000). Revista Brasileira de Educação, 19, 113-128.

Certeau, M. (1994). A invenção do cotidiano: 1. a arte de fazer (Ephraim Ferreira Alves, trad.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Faria Filho, L. M. (Org.). (2017). Pensadores sociais e a história da educação. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora.

Faria Filho, L. M., & Vidal, D. G. (2003). História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, 23(45), 37-70.

Figueiredo, B. G., & Vidal, D. G.(Orgs.). (2005). Museus: dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. Belo Horizonte, MG: Argumentum, 2005.

Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, (1).

Lopes, E. M. T., Faria Filho, L. M., & Veiga, C. G. (Orgs.). (2017). Pensadores sociais e a história da educação II. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora.

Lopes, E. M. T., Faria Filho, L. M., & Veiga, C. G. (Orgs.). (2000). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Louro, G. L. (1992). Grupo de Trabalho de História da Educação: histórico, avaliação e perspectivas. In ANPEd. Histórico e avaliação dos grupos de trabalho (p. 01-05).

Miguel, M. E. B., Vidal, D. G., & Araujo, J. C. S. (Org.). (2011). Reformas educacionais: as manifestações da Escola Nova no Brasil (1920 a 1946). Uberlândia, MG: EDUFU.

Monarcha, C. (1999). História da educação brasileira: formação do campo. Ijuí, RS: Ed. UnIjuí.

Nóvoa, A. (1996). História da educação: percursos de uma disciplina. Análise Psicológica, (4), 417-434.

Prado, M. L. C., & Vidal, D. G. (Org.). (2002). À margem dos 500 anos: reflexões irreverentes. São Paulo, SP: EDUSP.

Sallum Jr., B., Schwarcz, L. M., Vidal, D. G., & Catani, A. M. (Orgs.). (2016). Identidades. São Paulo, SP: Edusp.

Saviani, D. (1998). O debate teórico e metodológico no campo da história e sua importância para a pesquisa educacional. In D. Saviani, J. C. Lombardi & J. L. Sanfelice (Orgs.), História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual (p. 07-15). Campinas, SP: Autores Associados.

Saviani, D. (2001). História comparada da educação: algumas aproximações. História da Educação, (10), 05-16.

Saviani, D., & Lombardi, J. C. (2001). Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educacção no Brasil (HISTEDBR): histórico e situação atual. Educação em Revista, (34), 135-146.

Vidal, D. G. (2005). Culturas escolares: estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX). Campinas, SP: Autores Associados.

Vidal, D. G. (2006). De Heródoto ao gravador: histórias da história oral. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, 1(1), 77-82.

Vidal, D. G. (2011). Demerval Saviani: pesquisador, professor e educador. Belo Horizonte, MG: Autêntica/Autores Associados.

Vidal, D. G. (1995). O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937) (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Vidal, D. G. (2001). O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista, SP: EDUSF.

Vidal, D. G. (2013). Flora. Belo Horizonte, MG: Fino Traço Editora.

Vidal, D. G. (2001). História da educação comparada: reflexões iniciais e relato de uma experiência. História da Educação, (10), 31-42.

Vidal, D. G. (2015). Memel. Belo Horizonte, MG: Rolimã.

Vidal, D. G. (2017). Michel de Certeau e a difícil arte de fazer história das práticas. In.: L. M. Faria Filho (Org.), Pensadores sociais e a história da educação (p. 265-291). Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora.

Vidal, D. G. (2011). Na (in)constância da palavra: deslocamentos de uma professora e pesquisadora. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2011.

Vidal, D. G., & Del Vecchio, J. C. (1986/1987). O que convida ao encantamento: palavras, imagens e sensações. Revista Brasileira de História, 7(13), 125-136.

Vidal, D. G., Del Vecchio, J. C., & Miceli, P. (1987). O trabalho das mãos e a arte da sobrevivência. Campinas, SP: Editora da Unicamp.

Vidal, D. G., & Faria Filho, L. M. (2005). As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.

Vidal, D. G., & Freitas, A. G. B. (2017). O Historiador como um tradutor cultural do passado: Peter Burke e a história da educação no Brasil. In E. M. T. Lopes & L. M. Faria Filho (Orgs.), Pensadores sociais e a história da educação II (p. 217-240). Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora.

Vidal, D. G., & Hilsdorf, M. L. S. (Org.). (2001). Brasil 500 anos: tópicas em história da educação. São Paulo, SP: EDUSP.

Vidal, D. G., & Schwartz, C. M. (Orgs.). (2002). História das culturas escolares no Brasil. Vitória, ES: EDUFES.

Vidal, D. G., & Souza, M. C. (Org.). (1999). A memória e a sombra a escola brasileira entre o Império e a República. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Xavier, L. N. (2001). Particularidades de um campo disciplinar em consolidação: balanço do I Congresso Brasileiro de História da Educação (RJ/2000). In Sociedade Brasileira de História da Educação. (Org.), Educação no Brasil. Campinas, SP: SBHE & Autores Associados.

Publicado
2019-09-20
Como Citar
Soares, F. S., & Plessim, V. K. (2019). Por uma história da história da educação no Brasil: Diana Vidal entre os 20 anos da SBHE e os 22 anos do NIEPHE. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e090. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46957
Seção
Entrevista