Por uma história da história da educação no Brasil: Diana Vidal entre os 20 anos da SBHE e os 22 anos do NIEPHE
Resumo
Entrevista realizada em 17 de dezembro de 2018, com a historiadora da educação, Diana Gonçalves Vidal, professora titular de história da educação e livre-docente na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), coordenadora e fundadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE/USP). Diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) e destacada pesquisadora em História da Educação no Brasil.
Durante a entrevista, a pesquisadora Diana Vidal falou sobre sua trajetória profissional, fez reflexões acerca do ofício do/a historiador/a da educação, seus (di)lemas no século XXI, passando pelos 20 anos da SBHE e22 anos do NIEPHE, e sobre o seu contributo à frente do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) até o processo de consolidação dos estudos em história da educação no Brasil. Por fim, tratou dos desafios, trajetória, experiências e perspectivas da história da educação Brasileira.
Downloads
Referências
Alcântara, W. R. R. (2014). Por uma história econômica da escola: a carteira escolar como vetor de relações (São Paulo, 1874-1914) (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Ascolani, A., & Vidal, D. G. (Org.). (2009). Reformas educativas no Brasil e na Argentina ensaios de história comparada da educação (1820-2000). São Paulo, SP: Cortez Editora.
Azevedo, F. (1943). A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. São Paulo, SP: IBGE.
Biccas, M. S. (2017). Roger Chartier: contribuições para a história da educação. In E. M. T. Lopes & Faria Filho, L. M. (Orgs.), Pensadores sociais e a história da educação II (p. 269-296). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Bourdieu, P. (2006). A ilusão biográfica. In J. Amado & M. M. Ferreira. Usos e abusos da história oral (8a ed., p. 183-191). Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV.
Carvalho, M. M. C. (2000). “L’histoire de l’éducationauBrésil: traditions historiographiques et processus de rénovation de la discipline”. Paedagogica Historica – Internacional, 36(3), 909-933.
Catani, D. B., & Faria Filho, L. M. (2002). Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000). Revista Brasileira de Educação, 19, 113-128.
Certeau, M. (1994). A invenção do cotidiano: 1. a arte de fazer (Ephraim Ferreira Alves, trad.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Faria Filho, L. M. (Org.). (2017). Pensadores sociais e a história da educação. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora.
Faria Filho, L. M., & Vidal, D. G. (2003). História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, 23(45), 37-70.
Figueiredo, B. G., & Vidal, D. G.(Orgs.). (2005). Museus: dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. Belo Horizonte, MG: Argumentum, 2005.
Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, (1).
Lopes, E. M. T., Faria Filho, L. M., & Veiga, C. G. (Orgs.). (2017). Pensadores sociais e a história da educação II. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora.
Lopes, E. M. T., Faria Filho, L. M., & Veiga, C. G. (Orgs.). (2000). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Louro, G. L. (1992). Grupo de Trabalho de História da Educação: histórico, avaliação e perspectivas. In ANPEd. Histórico e avaliação dos grupos de trabalho (p. 01-05).
Miguel, M. E. B., Vidal, D. G., & Araujo, J. C. S. (Org.). (2011). Reformas educacionais: as manifestações da Escola Nova no Brasil (1920 a 1946). Uberlândia, MG: EDUFU.
Monarcha, C. (1999). História da educação brasileira: formação do campo. Ijuí, RS: Ed. UnIjuí.
Nóvoa, A. (1996). História da educação: percursos de uma disciplina. Análise Psicológica, (4), 417-434.
Prado, M. L. C., & Vidal, D. G. (Org.). (2002). À margem dos 500 anos: reflexões irreverentes. São Paulo, SP: EDUSP.
Sallum Jr., B., Schwarcz, L. M., Vidal, D. G., & Catani, A. M. (Orgs.). (2016). Identidades. São Paulo, SP: Edusp.
Saviani, D. (1998). O debate teórico e metodológico no campo da história e sua importância para a pesquisa educacional. In D. Saviani, J. C. Lombardi & J. L. Sanfelice (Orgs.), História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual (p. 07-15). Campinas, SP: Autores Associados.
Saviani, D. (2001). História comparada da educação: algumas aproximações. História da Educação, (10), 05-16.
Saviani, D., & Lombardi, J. C. (2001). Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educacção no Brasil (HISTEDBR): histórico e situação atual. Educação em Revista, (34), 135-146.
Vidal, D. G. (2005). Culturas escolares: estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX). Campinas, SP: Autores Associados.
Vidal, D. G. (2006). De Heródoto ao gravador: histórias da história oral. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, 1(1), 77-82.
Vidal, D. G. (2011). Demerval Saviani: pesquisador, professor e educador. Belo Horizonte, MG: Autêntica/Autores Associados.
Vidal, D. G. (1995). O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937) (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Vidal, D. G. (2001). O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista, SP: EDUSF.
Vidal, D. G. (2013). Flora. Belo Horizonte, MG: Fino Traço Editora.
Vidal, D. G. (2001). História da educação comparada: reflexões iniciais e relato de uma experiência. História da Educação, (10), 31-42.
Vidal, D. G. (2015). Memel. Belo Horizonte, MG: Rolimã.
Vidal, D. G. (2017). Michel de Certeau e a difícil arte de fazer história das práticas. In.: L. M. Faria Filho (Org.), Pensadores sociais e a história da educação (p. 265-291). Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora.
Vidal, D. G. (2011). Na (in)constância da palavra: deslocamentos de uma professora e pesquisadora. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2011.
Vidal, D. G., & Del Vecchio, J. C. (1986/1987). O que convida ao encantamento: palavras, imagens e sensações. Revista Brasileira de História, 7(13), 125-136.
Vidal, D. G., Del Vecchio, J. C., & Miceli, P. (1987). O trabalho das mãos e a arte da sobrevivência. Campinas, SP: Editora da Unicamp.
Vidal, D. G., & Faria Filho, L. M. (2005). As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.
Vidal, D. G., & Freitas, A. G. B. (2017). O Historiador como um tradutor cultural do passado: Peter Burke e a história da educação no Brasil. In E. M. T. Lopes & L. M. Faria Filho (Orgs.), Pensadores sociais e a história da educação II (p. 217-240). Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora.
Vidal, D. G., & Hilsdorf, M. L. S. (Org.). (2001). Brasil 500 anos: tópicas em história da educação. São Paulo, SP: EDUSP.
Vidal, D. G., & Schwartz, C. M. (Orgs.). (2002). História das culturas escolares no Brasil. Vitória, ES: EDUFES.
Vidal, D. G., & Souza, M. C. (Org.). (1999). A memória e a sombra a escola brasileira entre o Império e a República. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Xavier, L. N. (2001). Particularidades de um campo disciplinar em consolidação: balanço do I Congresso Brasileiro de História da Educação (RJ/2000). In Sociedade Brasileira de História da Educação. (Org.), Educação no Brasil. Campinas, SP: SBHE & Autores Associados.
Copyright (c) 2019 Fagno Silva Soares, Vinicius Kapicius Plessim

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





