Educação e brasilidade: a política de nacionalização getulista no contexto escolar em Lajeado, Rio Grande do Sul (1939-1943)

  • Tiago Weizenmann Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Palavras-chave: Estado Novo, nacionalização, história da educação, imaginário social

Resumo

Durante o Estado Novo (1937-1945), a política de nacionalização tornou-se uma das principais estratégias governamentais para a promoção de uma cultura cívico-patriótica no Brasil, direcionada, sobretudo, às regiões marcadas pela presença de grupos étnicos europeus e seus descendentes, a exemplo dos teuto-brasileiros no Rio Grande do Sul. Assim, o artigo analisa elementos que correspondem aos ímpetos nacionalizadores em uma escola do município de Lajeado/RS, entre 1939 e 1943, valendo-se de fontes documentais como atas, correspondências oficiais e preleções redigidas para horas cívicas, que permitem compreender, no âmbito escolar, traços do imaginário social, relacionados à nacionalidade brasileira.

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Biografia do Autor

Tiago Weizenmann, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). Mestre (2008) e licenciado (2005) em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente, é docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Vale do Taquari - Univates (Lajeado/RS). É coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Univates e coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica (Capes/Univates).

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Publicado
2020-07-24
Como Citar
Weizenmann, T. (2020). Educação e brasilidade: a política de nacionalização getulista no contexto escolar em Lajeado, Rio Grande do Sul (1939-1943). Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e127. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/53358