“Credores de minha estima”

pretos e pardos na instrução pública e privada, no final do século XIX e início do século XX, em Cuiabá – MT

Palavras-chave: raça/cor, sabe ler e frequenta a escola, professores/professoras negros/as, 1857 e 1911

Resumo

Este estudo é uma contribuição sobre a presença de pretos e pardos na instrução pública e privada, em Cuiabá – Mato Grosso (MT), entre 1857 e 1911. Para a construção deste texto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e fontes primárias, como jornais da época, Recenseamento de 1890, Relatórios de Presidentes de Província e Relatório de Diretores de Instrução Pública. Nesse sentido, o estudo revelou negros como alunos em escolas públicas e privadas em Cuiabá, a ampliação do número de professores negros e de professoras negras e a participação de homens negros para além daqueles que deixaram suas contribuições no século XIX, na linha de frente na Diretoria da Instrução Pública, de Externatos e Inspeção de Escolas. As mulheres negras ocuparam as escolas de Primeiras Letras públicas e privadas, o jornalismo e a direção de grêmios.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Dutra, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO

Professor adjunto da UNIR – Campus de Ji-Paraná. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, e graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Relações Raciais e Migração e integra a Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão da Educação nas Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e na América Latina – RECONAL-Edu, e a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN.

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Publicado
2022-07-01
Como Citar
Dutra, P. S. (2022). “Credores de minha estima”. Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e210. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e210