A democracia na educação vista pelas lentes da ditadura

o confronto inesperado de Olav Storstein com a propaganda fascista italiana (1935)

Palavras-chave: modelo educacional nórdico, educação fascista, Ivo Caprino, educação democrática

Resumo

Na década de 1930, o famoso diretor de cinema ítalo-norueguês Ivo Caprino frequentou a Stabekk High School, onde Olav Storstein foi um de seus professores. Antes de seu aluno se tornar internacionalmente famoso, Olav Storstein descreveu em seu livro Fremtiden sitter på skolebenken um episódio em que ambos eram protagonistas. O professor socialista e o jovem estudante de origem italiana oferecem uma oportunidade de mostrar dois modelos educacionais opostos: a educação democrática e o autoritarismo fascista.  Por meio de um processo de análise indutiva que parte do texto citado e percorre os arquivos e a literatura de referência, este artigo destacará o contraste entre esses dois modelos, usando o episódio biográfico para fins ilustrativos, o que nos permite fazer uma análise histórica da educação a partir de uma perspectiva comparativa, mas também situar o episódio em um contexto mais amplo e relacioná-lo a aspectos significativos do período.  Nessa história, os interesses da propaganda fascista no exterior e na Itália, os modelos educacionais fascistas e socialistas, as atividades da Sociedade Dante Alighieri e as vidas particulares e profissionais dos dois protagonistas estão entrelaçados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatrice Partouche, Università degli Studi Roma Tre

Post-doc fellow at the department of educational sciences at Roma Tre University. Her main interest is in history of education and comparative education, with a focus on Scandinavian countries and the early 20th century historical period. She is interested in archival research in which she has an academic specialisation, and especially favours primary sources from historical school archives. She has been working for her department in the field of distance education and has been collaborating on teacher training projects since 2015.

Referências

Appello agli studenti fascisti. Energico telegramma dal Presidente ai Prefetti. (1923, December 7). Il Popolo d’Italia, 1.

Armiero, M., & Biasillo, R. (2022). La natura del duce: Una storia ambientale del fascismo. Giulio Einaudi editore.

Arstal, A., & Skattum, O. J. (1933). Geografi for middelskolen. Aschehoug.

Ascenzi, A., & Sani, R. (Eds.). (2005). Il libro per la scuola tra idealismo e fascismo: L’opera della Commissione centrale per l’esame dei libri di testo da Giuseppe Lombardo Radice ad Alessandro Melchiori, 1923-1928. Vita e Pensiero.

Ascenzi, A., & Sani, R. (Eds.). (2009). Il libro per la scuola nel ventennio fascista. La normativa sui libri di testo dalla riforma Gentile alla fine della seconda guerra mondiale (1923-1945). Alfabetica.

Bendazzi, G. (1994, October 30). Stelle di Oslo. Storia di Ivo Caprino, il cineasta di origine italiana divenuto il Walt Disney dei norvegesi. Pupazzi protagonisti in mezzo ai fiordi. Il Sole 24 Ore.

Bestard, H. (2009). Ivo Caprinos Dukkefilmer [Masteroppvage i Film og-fjernsynsvitenskap]. Høgskolen i Lillehammer.

Børhaug, K. (2010). Norwegian Civic Education – Beyond Formalism? L’Éducation Civique Norvégienne – Au-delà du Formalisme? 9(1).

Charnitzky, J. (1994). Fascismo e scuola. La pólitica scolastica del regime (1922-1943). La Nuova Italia.

Claparède, J. L. (1929). L’ enseignement de l’histoire et l’esprit international. Bureau français d’éducation.

De Felice, Renzo de. (1968). Mussolini e il fascismo. Mussolini il fascista. L’organizzazione dello Stato fascista (1925-1929). Einaudi.

De Felice, Renzo. (1974). Mussolini il duce. Gli anni del consenso (1929-1936). Einaudi.

Dotation Carnegie pour la paix internationale. (1923). Enquete sur les livres scolaires d’après la guerre. Centre européen de la Dotation Carnegie.

Engelsland, R., & Strand, R. (1955). Ivo Caprino. Dukkefilmens Walt Disney. Nå, 1, 7–9.

Fazio, G. (2015). Mussolini, l’autarchia, i libri e il mondo della carta. Novecento.Org, 4. https://doi.org/10.12977/nov64

Foreningen Norden. (1937). Nordens läroböcker i historia. Foreningen norden historiska pubblikationer.

Frost, R. S. (1934). The Reclamation of the Pontine Marshes. Geographical Review, 24(4), 584–595.

Haddal, P. (1993). Ivo Caprino! : Et portrett av askeladden i norsk film. Hjemmets Bokforlag A/S.

Holmsen, A. & Wiborg, N. (1927). Geografisk lesebok med billeder og karter: Vol. III. Gyldendal norsk forlag.

Horrabin, J. F. (1930). Økonomisk geografi i grunndrag. Det norske arbeidespartis forlag.

Il buon nome dell’Italia rurale difeso all’estero da un Balilla. (1935, January). Corriere Della Sera, 4.

Italiani d’oggi. (1935, January 27). La Domenica Del Corriere, 37(4).

Jarning, H. (2006). Dewey Square. In Steinholt, Kjetil & Sommero, Henning (Eds.), Improvisasjon. Kunsten å sette seg selv på spill. N. W. Damm & Søn.

Jarning, H. (2009). Reform pedagogy as a national innovation system: Early twentieth‐century educational entrepreneurs in Norway. Paedagogica Historica, 45(4–5), 469–484. https://doi.org/10.1080/00309230903100874

Jørgensen, M. (1971). Fra skoleopprør til opprørsskole. Pax.

Jørgensen, M. (1981). Hverandre. Hvordan kan skolen oppdra til fellesskap og samfunnsansvar? Gyldendal. https://urn.nb.no/URN:NBN:no-nb_digibok_2007071001027

Lombardo Radice, G. (1925). Vita nuova della scuola del popolo. Sandron.

Loparco, F. (2017). Former teachers’ and pupils’ autobiographical accounts of punishment in Italian rural primary schools during Fascism. History of Education, 46(5), 618–630. https://doi.org/10.1080/0046760X.2017.1332249

Manifestazioni della ‘Dante’. Oslo. Una manifestazione italiana. (1935). Pagine Della Dante. Rassegna Bimestrale Della Società Nazionale Dante Alighieri., XVI(1), 31–37.

McLean, E. K. (2018). Mussolini’s children: Race and elementary education in Fascist Italy. University of Nebraska Press.

Ministero della Pubblica Istruzione. (1926, December 21). Relazione della Commissione ministeriale per l’esame dei libri di testo da adottarsi nelle scuole elementari e nei corsi integrativi d’avviamento professionale [Commissione Giuliano]. Bollettino Ufficiale, parte prima, 51, 3208-3313.

Miscali, M. (2023). Fascist Cultural Diplomacy and Italian Foreign Policy in Norway from the 1930s until the Second World War. The International History Review, 1–17. https://doi.org/10.1080/07075332.2023.2278610

Mussolini, B. (1926). Discorsi del 1925. Alpes.

Ongstad, S. (2002). Positioning Early Research on Writing in Norway. Written Communication, 19(3), 345–381. https://doi.org/10.1177/074108802237749

Ostenc, M. (1980). L’education en Italie pendant le fascisme. Publications de la Sorbonne.

Partouche, B. (2022). La revisione internazionale dei testi scolastici di storia tra le due guerre mondiali. I casi italiano e norvegese. Anicia.

Pretelli, M. (2004). La risposta del fascismo agli stereotipi degli italiani all’estero. Altreitalie, 28(1), 48–65.

Pretelli, Matteo. (2009). Fascismo e giovani italiani all’estero. In Dogliani, Patrizia (Ed.), Giovani e generazioni nel mondo contemporaneo: La ricerca storica in Italia. CLUEB.

Pulina, P. (2009, October). Ivo Caprino, il Walt Disney della Norvegia, aveva radici sarde. Il Messaggero Sardo, 20.

Skagen, K. (2023). Olav Storstein. In Store norske leksikon. https://snl.no/Olav_Storstein

Società Dante Alighieri. (1923-1959a). Comitato di Oslo, D-L000, Styre- og saksarkiv, Oslo Byarkiv, Oslo, Norway.

Società Dante Alighieri. (1923-1959b). Comitato di Oslo, D-L001, Styre- og saksarkiv, Oslo Byarkiv, Oslo, Norway.

Società Dante Alighieri. (1927, March 27). Elezioni della presidenza. Comitato di Oslo, D-L000, Styre- og saksarkiv, 1923-1959, Oslo Byarkiv, Oslo, Norway.

Società Dante Alighieri. (1934, May 16). Lettera del presidente della “Dante” di Oslo al Consiglio centrale della Società Nazionale Dante Alighieri di Roma. Comitato di Oslo, D-L0001, Styre- og saksarkiv, 1923-1959, Oslo Byarkiv, Oslo, Norway.

Società Dante Alighieri. (1935, January 24). Lettera al presidente. Comitato di Oslo, D-L0001, Styre- og saksarkiv, 1923-1959, Oslo Byarkiv, Oslo, Norway. See also: (‘Manifestazioni Della “Dante”. Oslo. Una Manifestazione Italiana.’, 1935, p. 36)

Società Dante Alighieri. (1937a, April 5). Lettera di G. Amadori al presidente della Dante Alighieri. Comitato di Oslo, D-L0001, Styre- og saksarkiv, 1923-1959, Oslo Byarkiv, Oslo, Norway.

Società Dante Alighieri. (1937b, October 20). Lettera di S. Beverfelt al presidente della Dante Alighieri. Comitato di Oslo, D-L0001, Styre- og saksarkiv, 1923-1959, Oslo Byarkiv, Oslo, Norway.

Storstein, O. (1934). Kateterskole eller arbeidsskole. Fram Forlag.

Storstein, Olav. (1938). Lesebok for voksne av skolebarn. Tiden Norsk Forlag.

Storstein, O. (1945). Skolan mitt i byn. Kooperativa förbundet.

Storstein, O. (1946). Fremtiden sitter på skolebenken. Tiden Norsk Forlag.

Storstein, O. (1972). Fremtiden sitter på skolebenken. Pax Forlag. https://urn.nb.no/URN:NBN:no-nb_digibok_2007072000015

Susmel, E., & Susmel, D. (Ed.). (1956). Opera Omnia di Benito Mussolini. Dal viaggio negli Abruzzi al delitto Matteotti (23 agosto 1923—13 giugno 1924): Vol. XX. La Fenice.

Un balilla residente ad Oslo documenta in un ginnasio norvegese le provvidenze del Fascismo in materia agraria. (1935, January). Il Lavoro Fascista.

World alliance for promoting international friendship. (1928). Report on nationalism in history textbooks. Universal Christian conference on life and work. World alliance for promoting international friendship.

Publicado
2024-06-03
Como Citar
Partouche, B. (2024). A democracia na educação vista pelas lentes da ditadura. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e332. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e332

Funding data