Ditadura militar e integração das populações rurais

o Mobral e sua ação social comunitária (Brasil, anos 1970)

Palavras-chave: analfabetismo, educação no meio rural, participação política

Resumo

Este artigo objetiva discutir a atuação do Programa Diversificado de Ação Comunitária do Movimento Brasileiro de Alfabetização na busca de uma integração de caráter orgânico das populações rurais do Brasil no contexto do projeto de desenvolvimento econômico e do modelo de sociedade edificados pelo regime ditatorial imposto ao país após o golpe civil-militar deflagrado em 1964. Tal programa visou constituir, especialmente entre a população das áreas interioranas, novas formas de sociabilidade através de sua mobilização enquanto comunidade. Tal intuito se realizou em parceria com poderes locais e mesmo com o Exército brasileiro, revelando também seu aspecto de estratégia de contenção social e barreira a possíveis atividades políticas contrárias à ditadura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávio Anício Andrade , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Associado do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ. Coordenador associado do Laboratório de História da Educação Latino-americana (LHELA) e pesquisador sênior do Laboratório de Estudos e Aprontos Multimídia (LEAM), investigando os processos formativos escolares e não-escolares em perspectiva histórica e sociológica com ênfase na atuação do Estado em suas diversas instâncias organizativas.

Referências

Ammann, S. B. (2009). Ideologia do desenvolvimento de comunidade no Brasil (11a ed.). Cortez

Ariès, P. (2013). O tempo da história (Roberto Leal Ferreira, trad.). EdUnesp.

Castro, L., & Almeida, T. (1979). Pesquisas do nordeste: um resumo. In Mobral teoria e pesquisa (pp. 73-108). MEC/Mobral.

Certeau, M. (2000). A escrita da história (2a ed., Maria de Lourdes Menezes, trad.). Forense Universitária.

Corrêa, A. L. (Coord.). (1979). Educação de massa e ação comunitária. Mobral/AGGS.

Costa, L., Barreto, L., Wadlington, M. W., & Vettner, Y. (1979). Programa diversificado de ação comunitária. In A. L. Corrêa. Educação de massa e ação comunitária (pp. 333-354). Mobral/AGGS.

Cunha, L. A. (1981). Educação e desenvolvimento social no Brasil (6a ed.). Francisco Alves.

Cunha, L. A., & Góes, M. (2002). O golpe na educação (11a ed.). Zahar.

Faria, G. (1977). Soletre Mobral e leia Brasil: sete anos de luta pela alfabetização. Guavira.

Fausto, B. (2006). História do Brasil (12a ed.). EdUSP.

Ferreira, J., & Delgado, L. A. N. (Orgs.). (2014). O Brasil republicano 4, o tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX (7a ed). Civilização Brasileira,

Frigotto, G. (1989). A produtividade da escola improdutiva (3a ed.). Cortez.

Garcia, P. B. (1977). Educação: modernização ou dependência? Francisco Alves.

Germano, J. W. (1994). Estado militar e educação no Brasil (2a ed.). Cortez.

Gramsci, A. (2004). Cadernos do cárcere, volume 1: introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce (3a ed., Carlos Nelson Coutinho, trad). Civilização Brasileira.

Gramsci, A. (2010). Cadernos do cárcere, volume 2: os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo (5a ed., Carlos Nelson Coutinho, trad.). Civilização Brasileira.

Horta, J. S. B. (1982). Liberalismo, tecnocracia e planejamento educacional no Brasil. Autores Associados/Cortez.

Lovisolo, H. (1988). A educação de adultos entre dois modelos. Cadernos de Pesquisa, (67), 23-40.

Manzini-Covre, M. L. (1993). A fala dos homens: estudo de uma matriz cultural de um estado do mal-estar (2a ed.). Brasiliense.

Mathias, S. K. (2004). A militarização da burocracia: a participação militar na administração federal das comunicações e da educação (1963-1990). EdUnesp.

Movimento Brasileiro de Alfabetização [Mobral]. (1972). Treinamento de alfabetizadores.

Paiva, V. P. (2003). Educação popular e educação de adultos (6a ed.). Loyola.

Prado, M. L., & Neto, A. Q. (2019). Educação de jovens e adultos: um estudo dos princípios políticos e pedagógicos que conduziram a proposta educacional do Movimento Brasileiro de Alfabetização-MOBRAL (1967-1985). Cadernos de História da Educação, 18(3), 817-832. https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/51748/27425

Ribeiro, M. L. S. (2000). História da educação brasileira: a organização escolar (16a ed.). Autores Associados.

Santos, L. G. (1981). Desregulagens: educação, planejamento e tecnologia como ferramenta social. Brasiliense.

Scarlato, F. C. (2001). População e urbanização brasileira. In J. L. S. Ross (Org.), Geografia do Brasil (4a ed., pp. 381-464). EdUSP.

Silva, L. A. (1983). A unidade escolar de ação comunitária do Vale do Ribeira. Anais do Seminário Educação no Meio Rural. Brasília, DF.

Souza, M. I. S. (1981). Os empresários e a educação: o Ipes e a política educacional pós-64. Vozes.

Toledo, C. N. (Org.). (1997). 1964, Visões críticas do golpe: democracia e reformas no populismo. EdUnicamp.

Werebe, M. J. G. (1994). Grandezas e misérias do ensino no Brasil: 30 anos depois. Ática.

Publicado
2025-05-01
Como Citar
Andrade , F. A. (2025). Ditadura militar e integração das populações rurais. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e370. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e370