Education and brazility: the getulist nationalization policy in the school context in Lajeado, Rio Grande do Sul (1939-1943)
Abstract
During the Brazilian New State (1937-1945), the nationalization policy became one of the main governmental strategies for the promotion of a civic-patriotic culture in Brazil, directed mainly to regions marked by the presence of European ethnic groups and their descendants, as the Teuto-Brazilians in Rio Grande do Sul. Thus, the article analyzes elements that correspond to nationalizing impulses in a school in the municipality of Lajeado/RS, between 1939 and 1943, using documentary sources such as minutes, official correspondence and lectures written for civic moments, which make it possible to understand, at the school level, features of the social imaginary, related to Brazilian nationality.
Downloads
References
Bastos, M. H. C. (1998). Rio Grande do Sul durante o Estado Novo: uma política de nacionalização do ensino (1937-1945). Revista da Educação, (34), 33-70.
Carvalho, J. M. (1990). A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
Chartier, R. (1990). A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa, PT: Difel.
Faleiro, S. R. (2005). Colégio Evangélico Alberto Torres: memórias e histórias. Lajeado, RS: Univates.
Faleiro, S. R. (1996). Lajeado: perfil histórico étnico-social (do período indígena à colonização). Lajeado, RS: Secretaria de Cultura e Turismo.
Gertz, R. E. (1994). A construção de uma nova cidadania. In C. Mauch & N. Vasconcellos (Orgs), Os alemães no sul do Brasil: cultura, etnicidade e história (p. 29-40). Canoas, RS: Ulbra.
Gertz, R. E. (1998). O perigo alemão. Porto Alegre, RS: Editora da Universidade/UFRGS.
Girardet, R. (1987). Mitos e mitologias políticas. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
Haetinger, A. F. (1962). 70 anos de ensino privado: crônica histórica do Ginásio Evangélico-Escola Técnica de Comércio Alberto Torres. Porto Alegre, RS: Selbach & Cia.
Kreutz, L. (1994). Escolas da imigração alemã no Rio Grande do Sul: perspectiva histórica. In C. Mauch & N. Vasconcellos (Orgs), Os alemães no sul do Brasil: cultura, etnicidade e história (p. 149-161). Canoas, RS: Ulbra.
Schierholt, J. A. (1993). Lajeado I – povoamento – colonização – história política. Lajeado, RS: Prefeitura Municipal.
Seyferth, G. (1994). A identidade teuto-brasileira numa perspectiva histórica. In C. Mauch & N. Vasconcellos (Orgs), Os alemães no sul do Brasil: cultura, etnicidade e história (p. 11-28). Canoas, RS: Ulbra.
Brum, S. M. M. (1942, 29 de agosto). Frases do Presidente Vargas. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Colégio Evangélico Alberto Torres. (1939a). Termo de inspeção de 04 de outubro de 1939. Livro de registro de Inspeção. (p. 01)
Colégio Evangélico Alberto Torres. (1939b). Termo de inspeção de 16 de outubro de 1939. Livro de registro de Inspeção. (p. 02)
Colégio Evangélico Alberto Torres. (1941). Termo de inspeção de 06 de junho de 1941. Livro de registro de Inspeção. (p. 05)
Colégio Lajeadense. (1940a). Ata 6 de abril de 1940. Livro de atas da Diretoria Escolar (p. 23-28).
Colégio Lajeadense. (1940b). Ata 25 de abril de 1940. Livro de atas da Diretoria Escolar. (p. 28-29).
Colégio Lajeadense. (1942). Ata 9 de março de 1942. Livro de atas da Diretoria Escolar. (p. 46-47).
Dick, T. (1943, 6 de março). Abertura das Aulas em 1943. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Dick, T. (1942, 3 de setembro). Semana da Pátria de 1942. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Dick, T. (1941, 16 de agosto). A nossa bandeira. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Haetinger, A. F. (1943a, 4 de setembro). Semana da Pátria. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Haetinger, A. F. (1943b, 22 de maio). Progressos do Brasil. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Haetinger, A. F. (1942a, 10 de novembro). 10 de novembro de 1942. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Haetinger, A. F. (1942b, 21 de abril). Tiradentes. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Haetinger, A. F. (1942c, 19 de abril). 19 de abril. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Haetinger, A. F. (1941a, 15 de novembro). 15 de novembro. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Haetinger, A. F. (1941b, 11 de outubro). O cacau. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Haetinger, A. F. (1941c, 18 de agosto). A borracha. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Haetinger, A. F. (1941d, 12 de julho). O trigo. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Hilert, A., & Hünah, H. (1943, 5 de junho). O general Osório. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Musskopf, H. O. (1941a, 18 de outubro). A cana-de-açúcar. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Musskopf, H. O. (1941b, 23 de agosto). O algodão. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Niederaner, E. (1943, 19 de abril). 19 de abril. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Rio Grande do Sul. Diretoria Geral de Instrução Pública. (1940, 25 de maio).
Carta Circular nº 3.174.
Rio Grande do Sul. Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e Saúde Pública.
(1939, 1 de agosto). Carta Circular nº 12.498.
Rio Grande do Sul. Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e Saúde Pública.
Gabinete do Secretário. (n.d.). Carta circular.
Schröer, L., Nicolay, I., Diesel, O. O., & Hemann, N. (1943, 12 de junho). O almirante Barroso. Preleção. Colégio Evangélico Alberto Torres, Lajeado/RS.
Copyright (c) 2020 Tiago Weizenmann (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





