Formação de professores e inovação pedagógica em Portugal no século XX
entrevista com Joaquim Pintassilgo
Abstract
The interview was held on October 22, 2019, with professor Joaquim Pintassilgo, in his office at the Institute of Education of the University of Lisbon. An inspiring reflection on their professional life, pedagogical innovation and other important topics they have been busy with, on a beautiful autumn afternoon.The interview was held on October 22, 2019, with professor Joaquim Pintassilgo, in his office at the Institute of Education of the University of Lisbon. An inspiring reflection on their professional life, pedagogical innovation and other important topics they have been busy with, on a beautiful autumn afternoon.
Downloads
References
Adão, A., Silva, C. M., Pintassilgo, J. (Org.). (2012). O homem vale sobretudo pela educação que possui (e-Book). Lisboa, PT: IEULisboa.
Alves, L. A. M., Pintassilgo, J. (Coord.). (2015). História da Educação: fundamentos teóricos e metodologias de pesquisa. Porto, PT: CITCEM.
Pintassilgo, J. (2002). Entre a razão e o afeto. In S. M. Pereira. (Coord.), Memórias da Escola Primária Portuguesa (p. 137-139). Lisboa, PT: Editora Livros Horizontes.
Pintassilgo, J. et al. (2009). A Escola Normal de Lisboa e a formação de professores: arquivo, história e memória. Lisboa, PT: Colibri.
Pintassilgo, J. (2012). Escolas de formação de professores em Portugal. Lisboa, PT: Colibri.
Pintassilgo, J. (Ed.). (2007). A história da educação em Portugal: balanço e perspetivas. Porto, PT: ASA.
Pintassilgo, J. (Coord.). (2013). Laicidade, religiões e educação na Europa do sul no século XX (e-Book). Lisboa, PT: IEULisboa.
Pintassilgo, J. (1998). República e formação de cidadãos: a educação cívica nas escolas primárias da Primeira República portuguesa. Lisboa, PT: Edições Colibri.
Pintassilgo, J. (Coord.). (2019). Roteiros da inovação pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX. Lisboa, PT: IEULisboa.
Pintassilgo, J. (2006). Tempos de mudanças. In S. M. Pereira. (Coord.), Memórias do Liceu Português (p. 161-163). Lisboa, PT: Editora Livros Horizontes.
Pintassilgo, J. (2014). O 25 de Abril e a Educação: discursos, práticas e memórias docentes. Lisboa, PT: Colibri.
Pintassilgo, J., Andrade, A. N. (2019). A inovação pedagógica no contexto de uma escola pública portuguesa: o caso do projeto FAROL. Lisboa, PT: IEULisboa.
Pintassilgo, J., Carvalho, M. M. C. (2011). Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais: Portugal e Brasil, histórias conectadas. São Paulo, SP: Edusp.
Pintassilgo, J., Freitas, M. C., Mogarro, M. J., Carvalho, M. M. C. (2006). História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa, PT: Colibri.
Pintassilgo, J., Mogarro, M. J., Henriques, R. P. (2010). A formação de professores em Portugal. Lisboa, PT: Colibri.
Vaz, M. et al. (2017). Instituto de Odivelas – 115 anos a formar e a educar. Lisboa, PT: Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas.
Copyright (c) 2020 Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Sandra Sylvia de Santana Ziegler (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.