<b>Surgimento e consolidação do Estado federativo no Brasil: implicações na gestão da educação</b>

  • Edson Francisco Andrade Universidade de Pernambuco - UPE. Professor adjunto, vinculado ao departamento de Gestão e Planejamento Educacional.

Résumé

O presente texto discorre sobre a relação entre o federalismo como forma particular de organização do Estado e sua interface com o campo da gestão da educação. Analisa-se, inicialmente, o significado histórico e político da construção do Estado nacional no Brasil, bem como sua imprescindibilidade para a otimização do atendimento às demandas sociais no país. Em seguida, tematiza-se a relação entre a concepção de federalismo incorporada ao caso brasileiro e o modelo de gestão sistêmica em processo de incorporação ao campo educacional. Nas considerações finais, destaca-se a urgência da construção do sistema nacional de educação, na perspectiva de instituir mecanismos do pacto federativo na educação.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Edson Francisco Andrade, Universidade de Pernambuco - UPE. Professor adjunto, vinculado ao departamento de Gestão e Planejamento Educacional.

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Coordenador Geral de Graduação da Universidade de Pernambuco - UPE e Professor da UPE - Campus Garanhuns. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, planejamento Educacional, gestão e democratização da educação. Coordena o projeto de pesquisa intitulado “Autonomia e regime de colaboração entre sistemas de educação no Brasil: impactos na gestão educacional no âmbito do poder local”, que se encontra em andamento, vinculado a linha de pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Publiée
2013-05-19
Comment citer
Andrade, E. F. (2013). <b>Surgimento e consolidação do Estado federativo no Brasil: implicações na gestão da educação</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(1[31]), 227-254. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38830