As aulas de demonstração científica e o ensino da observação
Résumé
O artigo apresenta algumas experiências pedagógicas voltadas ao ensino das ciências, a partir do uso de objetos científicos em aulas de demonstração, de modo a compreender o que significa “ensino da observação”. Busca-se compreender o papel pedagógico das aulas de demonstrações com objetos científicos, na promoção de um olhar educado dentro das representações científicas que colocavam a visão, a experimentação e a demonstração como ações relacionadas, ou seja, um processo de educação visual adequado ao ensino das ciências. Para tanto, foram estudadas fotografias de aulas de demonstração científica do Centre de Ressources et de Recherche du Musée National de l’Èducation de Rouen, objetos científicos do Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano e outros documentos diversosTéléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.