Wilhelm Rotermund (1843-1925) vivendo em duas culturas

  • Circe Mary Silva da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: livro didático, ensino da matemática, método intuitivo, Wilhelm Rotermund

Resumo

Wilhelm Rotermund fez parte de um grupo de agentes culturais estrangeiros responsáveis pela introdução de uma prática metodologia de ensino, utilizada na Alemanha, em livros didáticos no Brasil, no século XIX. Ele foi também um impulsionador da educação dos descendentes germânicos por suas ações como editor de livros e jornais. Identificando possíveis raízes das ideias metodológicas que ele apresenta em seu livro Rechenfibel: primeiro livro de arithmetica, publicado em 1879, no Rio Grande do Sul, estudamos obras de pedagogos alemães oitocentistas, como Goltzsch e Theel. A finalidade foi cotejar as propostas apresentadas por esses pedagogos para o ensino da aritmética com as de Rotermund. Constatamos a presença do método intuitivo tanto nas orientações contidas nas obras alemãs quanto no livro de Rotermund.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Mestrado em Ensino de Matemática (IME/USP) e do Mestrado em Educação Matemática da UFPEL.

Publicado
2016-09-21
Como Citar
Silva, C. M. S. da. (2016). Wilhelm Rotermund (1843-1925) vivendo em duas culturas. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(4[43]), 94-122. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40728