Saberes geométricos de Calkins e sua apropriação nos programas de ensino dos grupos escolares paulistas

  • Claudia Regina Boen Frizzarini Universidade Federal de São Paulo – Campus Guarulhos
  • Maria Célia Leme da Silva Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema

Résumé

No presente artigo, analisam-se os saberes geométricos contemplados por Calkins em seu manual, Primeiras lições de coisas, bem como sua apropriação nas normatizações dos grupos escolares paulistas. O resultado indica que as ‘lições de formas’ e ‘desenho’ presentes no manual têm como objetivo desenvolver faculdades perceptivas básicas para a construção e o desenvolvimento de saberes diversos e não somente geométricos. Com base nisso, argumenta-se que o ensino das ‘lições de formas’ e ‘desenho’ não é equivalente ao ensino de geometria. A análise dos programas de ensino no período de 1894 a 1925 revela a influência das ideias de Calkins, já que, desde o início, observa-se a presença do estudo das formas. Esse estudo permanece até o programa de 1925, quando esse estudo recebe o status de matéria independente. Revela também que geometria é uma matéria em separado, distinta das propostas de Calkins.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Claudia Regina Boen Frizzarini, Universidade Federal de São Paulo – Campus Guarulhos
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Maria Célia Leme da Silva, Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema
Professora Adjunta da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, Setor de Física e Matemática – Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da UNIFESP - Campus Guarulhos.
Comment citer
Frizzarini, C. R. B., & Leme da Silva, M. C. (1). Saberes geométricos de Calkins e sua apropriação nos programas de ensino dos grupos escolares paulistas. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(3[42]), 10 - 35. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40740