A biblioteca escolar no processo de escolarização da leitura: uma análise com foco no contexto do Movimento Escola Nova em Minas Gerais: 1920-1940

  • Marcus Vinicius Rodrigues Martins Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alcenir Soares dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais

Résumé

No artigo, identifica-se o lugar da biblioteca escolar no período de 1920 a 1940 em Minas Gerais e avaliam-se as assertivas escolanovistas quanto aos seguintes aspectos: a configuração e a estruturação das bibliotecas escolares, os modos de ler, bem como a configuração do livro escolar. Metodologicamente, procedeu-se à análise de documentos, como leis, decretos, cartas, relatórios de diretoria e inspeção agrupados em livros e códices, e também de artigos da Revista do Ensino cujos temas fossem biblioteca escolar, leitura e livros. Conclui-se que a biblioteca escolar conformou em suas práticas e em seus espaços e acervos o imaginário republicano e modernista, o higienismo e o ideal da ‘escola nova’.

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Bibliographies de l'auteur

Marcus Vinicius Rodrigues Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bolsista BAT I do grupo de Pesquisa: Leitura e Escrita na primeira infância

Alcenir Soares dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais;

Professora Associada da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte – Minas Gerais;

Membro da linha de pesquisa: informação, cultura e sociedade do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG

Comment citer
Martins, M. V. R., & Reis, A. S. dos. (1). A biblioteca escolar no processo de escolarização da leitura: uma análise com foco no contexto do Movimento Escola Nova em Minas Gerais: 1920-1940. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(3[42]), 193 - 244. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40745