A atuação de Joaquim Silveira da Mota na organização da instrução pública paranaense entre as décadas de 1850-1860

  • Denize Naiara Santi Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • André Paulo Castanha Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Résumé

Neste artigo, investigamos a atuação do Inspetor Geral da instrução pública Joaquim Ignacio Silveira da Mota na organização da educação paranaense em meados do século XIX. Tomando como base teórica a categoria de intelectual de Gramsci, buscamos analisar a vida e as visões desse sujeito, percorrendo os cargos que ocupou e as funções que desempenhou. Utilizamos diversas fontes primárias, dentre as quais: relatórios, recortes de jornais, discursos parlamentares, legislação educacional e obras memorialistas. Ao final, ficou evidente que Joaquim Ignacio Silveira da Mota teve ampla atuação na difusão da instrução pública na Província do Paraná. Como intelectual, ele deixou um importante legado, seja porque promoveu e difundiu a educação pública, seja porque promoveu mudanças na organização educacional.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Denize Naiara Santi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Educação pela Unioeste - Campus de Francisco Beltrão-PR, 2017. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR. Graduada em Pedagogia pela UNIOESTE em 2014. 

André Paulo Castanha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste – Campus de Francisco Beltrão – PR. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR. Historiador e mestre em Educação pela UFMT, Doutor em Educação pela UFSCar e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Francisco Beltrão, Paraná. 

Publiée
2018-03-20
Comment citer
Santi, D. N., & Castanha, A. P. (2018). A atuação de Joaquim Silveira da Mota na organização da instrução pública paranaense entre as décadas de 1850-1860. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e004. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42081