<b>Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil</b>

  • Luiz Eduardo M. de Oliveira Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Resumen

Foi com o intuito de localizar e discutir os momentos em que Chartier dialoga com os (ou se apropria dos) estudos literários, em alguns de seus textos e entrevistas, bem como de verificar o modo como o autor sugere uma linha de pesquisas que cruza algumas contribuições da teoria ou da história literária com a história cultural e a história da educação, que o presente artigo foi escrito, buscando assim contribuir para uma proposta multidisciplinar de pesquisas que pretendam viabilizar a configuração de uma história dos cânones escolares no Brasil.

Abstract

With the intention of situating and discussing the moments when Chartier deals with (or appropriates) the field of literary studies, in some of his texts and interviews, as well as verifying the way how he suggests a field of research which intersects some contributions of literary theory or history with cultural history and history of education, this article was written, hoping that it can contribute to a multidisciplinary proposal which intends to make a history of school canon possible in Brazil.

Keywords

Cultural History; History of Education; Literary History; Literary Theory; School Canon

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Luiz Eduardo M. de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em teoria literária pela Universidade Estadual de Campinas e doutorando
em história da educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).
Publicado
2012-02-14
Cómo citar
Oliveira, L. E. M. de. (2012). <b>Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 4(2 [8]), 105-123. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682