<b>O itinerário de formação de Lourenço Filho por descomparação</b>

  • Miriam Jorge Warde Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Palavras-chave: Lourenço Filho, Anísio Teixeira, Rede Intelectual e Política, Comparação, Descomparação

Resumo

Em diversos estudos relativos à história dos renovadores e das renovações educacionais Lourenço Filho e Anísio Teixeira foram colocados lado a lado p ara fins de comparação dos seus modos de pensar e intervir sobre o campo educacional brasileiro. Neste artigo, ambos comparecem por força de uma circunstância em que foram flagrados face a face (1935); condição privilegiada para explorar a singularidade dos intelectuais envolvidos; a escolha recaiu sobre Lourenço Filho e seu itinerário de formação no interior de redes intelectuais e políticas paulistas. O corpus conceitual por meio do qual as análises foram efetuadas, assim como os procedimentos de tratamento das fontes selecionadas estão expostos no próprio transcurso da exposição.

 

 

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Biografia do Autor

Miriam Jorge Warde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política eSociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Publicado
2012-02-15
Como Citar
Warde, M. J. (2012). <b>O itinerário de formação de Lourenço Filho por descomparação</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 3(1 [5]), 125-167. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38711