Docência, pesquisa e construção democrática: as contribuições de Rui Grácio e Rogério Fernandes

  • Libania Nacif Xavier Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: história da educação, historiografia

Resumo

O artigo analisa as contribuições políticas e intelectuais dos professores portugueses Rui Grácio e Rogério Fernandes. A primeira seção aborda as ideias e ações sobre qualificação de professores; a seguinte explora as concepções a respeito do lugar da história da educação na historiografia portuguesa; a última seção identifica as fontes e os temas sugeridos para a configuração de uma história da educação luso-brasileira. Ao final, analisa em que medida eles contribuíram para o fortalecimento da profissão docente e para a configuração de um campo de estudos sobre a história da educação luso-brasileira, conformando um projeto pedagógico e historiográfico em articulação com o engajamento político no processo de construção da escola democrática em Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Libania Nacif Xavier, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua no do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha Políticas e Instituições Educacionais. Bacharel e Licenciada em História pela UFRJ; Mestre e Doutora em Ciências Humanas - Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993 e 1999, respectivamente). Realizou pós doutorado na Universidade de Lisboa (2008). Ministra aula de Educação Brasileira, Educação Comparada e História da Educação.
Publicado
2014-07-24
Como Citar
Xavier, L. N. (2014). Docência, pesquisa e construção democrática: as contribuições de Rui Grácio e Rogério Fernandes. Revista Brasileira De História Da Educação, 14(2[35]), 77-101. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38879
Seção
Artigos