Relações étnico-raciais e descolonização do conhecimento na escola

uma experiência pibidiana

  • Larissa de Souza Inácio Brandão Universidade Federal de Alfenas
  • Elaine Ribeiro da Silva dos Santos Universidade Federal de Alfenas, (UNIFAL-MG)

Resumen

A partir do conhecimento produzido junto ao projeto do PIBID História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), o presente artigo tem como objetivo discutir as temáticas étnico-raciais na escola. Para tanto, foram realizados estudos da bibliografia especializada, bem como da legislação vigente e das informações governamentais, com as do último Censo Demográfico do IBGE. As experiências diretamente vivenciadas na escola parceira do projeto foram registradas no caderno de campo da pibidiana e serviram como fontes para as análises aqui apresentadas. Com isso foi possível debater a respeito da Lei 10.639/03 e da importância da descolonização do conhecimento a partir do reconhecimento da relação dos problemas do presente impostos pelo racismo estrutural ligados com o passado da cidade sul mineira de Alfenas, caracterizado por sua produção cafeeira dependente da mão de obra escravizada.

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Publicado
2025-11-19
Cómo citar
DE SOUZA INÁCIO BRANDÃO, L.; RIBEIRO DA SILVA DOS SANTOS , E. Relações étnico-raciais e descolonização do conhecimento na escola. Revista de História: 29 de abril, v. 5, n. 9, p. 163-181, 19 nov. 2025.