Pressupostos epistemológicos do construtivismo, passagem complexa para o plano didático e vários mal-entendidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63591

Palavras-chave:

Mal-entendidos, Construtivismo filosófico, Teorias da aprendizagem, Construtivismo no ensino

Resumo

Neste trabalho ressaltamos que o debate sobre o construtivismo está pleno de mal entendidos muitos deles decorrentes de má fundamentação epistemológica. A nossa intenção aqui é a de lançar algumas luzes que podem dirimir problemas e contribuir para a superação de compreensões equivocadas e/ou manipuladas que não são autorizadas por uma interpretação coerente do que pode ser considerado por construtivismo filosófico. Em uma primeira instância, a nossa articulação teórica estabelece um diálogo envolvendo aspectos dos pensamentos de Copérnico, Galileu, Kant, Einstein, Bachelard e Popper e, numa segunda instância, envolvendo aspectos dos pensamentos de Piaget, Chomsky e Vygotsky. Também discutimos uma possí­vel passagem do plano epistemológico para o plano pedagógico evidenciando a sua dificuldade. No processo de aprendizagem, tanto o protagonismo dos estudantes e professores quanto o da escola, enquanto instituição responsável pela transmissão do legado cultural de geração para geração, são, todos eles, imprescindí­veis.

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Biografia do Autor

Adalton dos Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2021). Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (2012) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2017), Especialista em Lí­ngua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Candido Mendes (2019). Atuou de 2017 a 2021 como Tutor a distância em disciplinas do curso de Licenciatura em Letras desenvolvido no Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

Jenner Barretto Bastos Filho, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Tem Bacharelado em Fí­sica pela Universidade Federal da Bahia (1971), Mestrado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1975), Doutorado em Fí­sica pela Escola Politécnica Federal de Zí¼rich -ETH Zí¼rich- (1982) e um estágio Pós-doutoral na Universidade de Bari (1993). Professor Titular do Instituto de Fí­sica da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

Silva, A. dos S., & Bastos Filho, J. B. (2022). Pressupostos epistemológicos do construtivismo, passagem complexa para o plano didático e vários mal-entendidos. Vitruvian Cogitationes, 2(1), 76–97. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63591

Edição

Seção

Artigos