Leitura de imagem: proposições e o caso de wall-e

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63687

Palavras-chave:

Leitura de Imagem, CTS, Wall-e

Resumo

Este artigo tem por objetivo geral apresentar subsí­dios para uma leitura de imagem. Está estruturado em duas partes distintas. A primeira apresenta propostas de leituras para a imagem fixa e a imagem em movimento. Apresenta os métodos, Leitura de Imagem Interdisciplinar, desenvolvido por Silva et al (2020) e Leitura Fí­lmica Baseada em Panofsky, desenvolvido por Silva Junior (2018). O primeiro voltado para a imagem fixa e o segundo voltado para as imagens geradas pelos filmes. Apresenta como uma leitura de imagens pode ser estruturada, em 3 fases: 1ª - o que antecede a imagem; 2ª - a composição da imagem e a 3ª - os significados atribuí­dos í  imagem, dando ênfase í s imagens relacionadas a CTS. A segunda parte do artigo traz a leitura de imagem do filme Wall-e (2008), a partir de frames do filme, como forma de exemplificar a proposta de Silva Junior (2018).

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Biografia do Autor

Nelson Silva Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987) e em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006).

Referências

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Editora, 2015. 248 p.

GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

HARVEY, John. Homens de Preto. Tradução: Fernanda Verí­ssimo. São Paulo: Editora UNESP, 2003. 339 p.

MONTEIRO, Gabriela. O que acontece no corpo de quem passa muito tempo no espaço? Revista Super Interessante. 2017. Disponí­vel em: https://super.abril.com.br/mundo- estranho/o-que-acontece-no-corpo-de-quem-passa-muito-tempo-no-espaco/. Acesso em: 15 set. 2021.

PEREIRA, Carla Patrí­cia de Araújo. A Cor no Desenho Industrial: Fundamentos para o Projeto Cromático de Produtos. Dissertação (Mestrado) - FAU, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D. Leitura de imagem: reflexões e possibilidades

teórico-práticas. Labore em Ensino de Ciências, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 128-136. 2016. Disponí­vel em: http://seer.ufms.br/index.php/labore/article/view/2866/pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

SILVA, J. A. P.; NEVES, M. C. D; MELO, M. G. A.; LAURINDO, A. P. Imagens na
Educação Cientí­fica: uma abordagem CTS. In: LAURINDO, A. P.; SILVA, J. A. P.; NEVES,
M. C. D. Educação para a ciência e CTS: um olhar interdisciplinar. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020. E-book. Disponí­vel em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/ produto/detalhe/educacao-para-a-ciencia-e-ctsum-olharinterdisciplinar/47. Acesso em: 14 jun. 2021.

SILVA JUNIOR, N. Ciência e cinema: um encontro didático pedagógico em Anjos e Demônios e O Nome da Rosa. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.

WALL-E. Direção: Andrew Stanton. Produção: Jim Morris. USA: Disney Pixar; DVD Ví­deo, 2008. 1 DVD (98 min.), son., color.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Martins, M. ., & Junior, N. S. . (2022). Leitura de imagem: proposições e o caso de wall-e. Vitruvian Cogitationes, 2(2), 59–73. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63687

Edição

Seção

Artigos