Análise de investigações sobre temas de Astronomia e suas abordagens no ensino médio brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.64492

Palavras-chave:

Fí­sica, Ensino, Astronomia

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar quais os conteúdos de Astronomia têm aparecido nos trabalhos de Pós-Graduação que são implementados no Ensino Médio. Assim, insere-se no campo da pesquisa qualitativa e para a constituição dos dados foi feito uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) a partir das palavras-chave Astronomia e Ensino Médio. Os dados constituí­dos nessa investigação foram analisados a partir da perspectiva teórica da análise de conteúdo. Nossos dados apontam que os conteúdos mais discutidos no Ensino Médio são aqueles ligados ao tema Astrofí­sica, seguido por Astronomia de posição. Os resultados indicam ainda que as sequências didáticas têm sido o tipo de abordagem mais utilizada nas propostas de mestrado.

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Biografia do Autor

Taisy Fernandes Vieira, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR

Doutoranda em Educação para Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Trabalha como professora de Fí­sica na Secretaria de Educação do Estado do Paraná - SEED.

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Vieira, T. F., & Batista, M. C. (2022). Análise de investigações sobre temas de Astronomia e suas abordagens no ensino médio brasileiro. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 1–16. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.64492

Edição

Seção

Artigos