Perdido em Marte: os sentidos da ficção construindo possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.65759

Palavras-chave:

Ficção Cientí­fica, Imaginário Cientí­fico, Ensino de Ciências da Natureza

Resumo

O filme Perdido em Marte possui uma proposta de instigar curiosidades em torno da viagem a Marte, explorando tanto elementos que já são de propriedade cientí­fica, quanto os que despertam e impulsionam implicações para o imaginário social e cientí­fico, de modo a conceber novos horizontes em torno de teorias e hipóteses que ainda não foram comprovadas. Esse artigo tem como objetivo compreender os sentidos que o filme Perdido em Marte vem produzindo e suas possí­veis implicações para o imaginário cientí­fico e o ensino de ciências naturais. Dessa forma, buscou-se refletir sobre as possibilidades a serem desenvolvidas pelo imaginário cientí­fico em torno das viagens espaciais a Marte, partindo do pressuposto que esse tipo de obra pode contextualizar e facilitar a discussão sobre a natureza da Ciência, principalmente no campo da Astronomia e sua relação com a tecnologia e a sociedade, objetivando contribuir para a educação cientí­fica de estudantes da educação básica.

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Biografia do Autor

Lorenna Maciel Côrtes, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Alessandra Alexandre Freixo, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Ciências Sociais pela UFRRJ (2010). Atualmente é Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Katyuscya Ferreira Barreto, Centro Juvenil de Ciência e Cultura - CJCC/Feira de Santana

Professora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC/Feira de Santana).

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Côrtes, L. M., Freixo, A. A., & Barreto, K. F. (2022). Perdido em Marte: os sentidos da ficção construindo possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 95–113. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.65759

Edição

Seção

Artigos