A Serviço do Filho de Quatro Patas: A Nova Lógica Dominante do Marketing e os Gastos em Pet Shops
Resumo
A literatura de marketing raramente mencionado serviços, e quando o faz, menciona-os apenas como ajuda à produção e comercialização de bens (CONVERSE, 1921; FISK; BROWN; BITNER, 1993). No entanto, a Nova Lógica Dominante do Marketing (VARGO; LUSCH, 2004) propõe os serviços como fator determinante para a vantagem competitiva. Com isto, o objetivo deste artigo foi identificar o que leva o aumento de gastos em Pet Shops, por parte do consumidor de uma região do sul do País. Para tal, foi realizada uma pesquisa de levantamento com 135 indivíduos e os resultados foram submetidos à análise de regressão. Os principais resultados apontaram que 41,4% do aumento do gasto é explicado pelos serviços prestados e pelos preços e que tais preços não se relacionam a baixos preços cobrados, demonstrando que este não é fator decisivo para o consumidor. Dentre as contribuições destaca-se que teoricamente, os resultado contribuem com a abordagem da nova lógica dominante, por meio de dados empíricos, e, gerencialmente, chama a atenção de profissionais do mercado, para com o maior conhecimento dos consumidores de Pet Shops, que estão em busca de serviços.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.