A Serviço do Filho de Quatro Patas: A Nova Lógica Dominante do Marketing e os Gastos em Pet Shops

  • Greice Kelly Kosovski Soares Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Medeiros Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Pet Shop, Nova Lógica Dominante do Marketing, Serviços

Resumo

A literatura de marketing raramente mencionado serviços, e quando o faz, menciona-os apenas como ajuda à produção e comercialização de bens (CONVERSE, 1921; FISK; BROWN; BITNER, 1993). No entanto, a Nova Lógica Dominante do Marketing (VARGO; LUSCH, 2004) propõe os serviços como fator determinante para a vantagem competitiva. Com isto, o objetivo deste artigo foi identificar o que leva o aumento de gastos em Pet Shops, por parte do consumidor de uma região do sul do País. Para tal, foi realizada uma pesquisa de levantamento com 135 indivíduos e os resultados foram submetidos à análise de regressão. Os principais resultados apontaram que 41,4% do aumento do gasto é explicado pelos serviços prestados e pelos preços e que tais preços não se relacionam a baixos preços cobrados, demonstrando que este não é fator decisivo para o consumidor. Dentre as contribuições destaca-se que teoricamente, os resultado contribuem com a abordagem da nova lógica dominante, por meio de dados empíricos, e, gerencialmente, chama a atenção de profissionais do mercado, para com o maior conhecimento dos consumidores de Pet Shops, que estão em busca de serviços.

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Biografia do Autor

Greice Kelly Kosovski Soares, Universidade Federal do Paraná
Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná.
Juliana Medeiros, Universidade Federal do Paraná
Doutorado em andamento pela Universidade Federal do Paraná (PPGADM - UFPR), Mestrado pela Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM), Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trabalhou na Adecon Empresa Júnior de Consultoria da Universidade Estadual de Maringá nos seguintes cargos: Consultora, Diretora de Marketing e Conselheira. É professora do departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná na área de conhecimento de Marketing e pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM). Atua nas áreas de Estratégia de Marketing, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Cultura e Consumo, Inovação, Empreendedorismo e Market-Making.
Publicado
2015-01-29
Como Citar
Soares, G. K. K., & Medeiros, J. (2015). A Serviço do Filho de Quatro Patas: A Nova Lógica Dominante do Marketing e os Gastos em Pet Shops. Revista Interdisciplinar De Marketing, 4(2), 4-17. https://doi.org/10.4025/rimar.v4i2.26215
Seção
Artigos