A Dominância Paradigmática na Pesquisa em Comportamento do Consumidor e a Busca Por Uma Perspectiva Pluralista

  • Leonardo Nicolao UNISINOS
  • Juliano Aita Larán UFRGS
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor, Paradigmas, Pluralismo

Resumo

Os estudos em comportamento do consumidor seguem uma linha mestra, uma corrente de pensamento que domina a forma com que conceitos e fenômenos são abordados. Essa linha mestra, essa perspectiva única sobre o objeto estudado pode ser definida como um paradigma de pesquisa. Entretanto, a insistência em um único paradigma de pesquisa incorre em comportamentos de exclusivismo e preconceito, prejudiciais para a evolução de uma disciplina. Com isso, o presente artigo apresenta uma revisão teórica sobre os paradigmas na pesquisa em comportamento do consumidor, dando subsídios à busca de uma perspectiva pluralista. Para tanto, as escolas positivista, relativista e pós-moderna são confrontadas, gerando algumas perspectivas para as pesquisas futuras sobre o comportamento do consumidor.

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Biografia do Autor

Leonardo Nicolao, UNISINOS
Professor da UNISINOS
Juliano Aita Larán, UFRGS
Mestre em Administração pela UFRGS
Publicado
2015-01-20
Como Citar
Nicolao, L., & Larán, J. A. (2015). A Dominância Paradigmática na Pesquisa em Comportamento do Consumidor e a Busca Por Uma Perspectiva Pluralista. Revista Interdisciplinar De Marketing, 1(2), 46-61. https://doi.org/10.4025/rimar.v1i2.26338
Seção
Artigos