A Evolução da Comunicação Boca-a-Boca
Resumo
Os esforços mercadológicos em qualquer atividade objetivam a consolidação e permanência no mercado. As instituições desenvolvem diversas práticas para conquistarem clientes e, de preferência que sejam fiéis e, também, que conquistem novos consumidores. Dentre os esforços utilizados, existe um que apesar de possuir alto poder persuasivo além de baixo custo, é por vezes completamente ignorado, ou pelo menos, sem ser considerado em todo o seu potencial de atratividade de adeptos. Esta prática é conhecida de muitas formas, tais como “comunicação boca-a-boca”, “comunicação interpessoal” e, mais recentemente, tem sido denominada de “marketing de relacionamento”. Este artigo se propõe traçar uma retrospectiva relacionada aos estudos realizados, além de destacar a importância desta importante ferramenta mercadológica para toda e qualquer instituição, seja ela com fins lucrativos ou não, inclusive como ferramenta de promoção de empresas ponto.com.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.