A Evolução da Comunicação Boca-a-Boca

  • Vicente Chiaramonte Pires UEM

Resumen

Os esforços mercadológicos em qualquer atividade objetivam a consolidação e permanência no mercado. As instituições desenvolvem diversas práticas para conquistarem clientes e, de preferência que sejam fiéis e, também, que conquistem novos consumidores. Dentre os esforços utilizados, existe um que apesar de possuir alto poder persuasivo além de baixo custo, é por vezes completamente ignorado, ou pelo menos, sem ser considerado em todo o seu potencial de atratividade de adeptos. Esta prática é conhecida de muitas formas, tais como “comunicação boca-a-boca”, “comunicação interpessoal” e, mais recentemente, tem sido denominada de “marketing de relacionamento”. Este artigo se propõe traçar uma retrospectiva relacionada aos estudos realizados, além de destacar a importância desta importante ferramenta mercadológica para toda e qualquer instituição, seja ela com fins lucrativos ou não, inclusive como ferramenta de promoção de empresas ponto.com.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Vicente Chiaramonte Pires, UEM

Professor Assistente da UEM
Mestre em Administração pela UFPR
Interesses de Pesquisa em Marketing, Administração Financeira

Publicado
2015-02-05
Cómo citar
Pires, V. C. (2015). A Evolução da Comunicação Boca-a-Boca. Revista Interdisciplinar De Marketing, 2(1), 35-47. https://doi.org/10.4025/rimar.v2i1.26496