O Produto Ampliado dos Lugares: Uma Perspectiva de Marketing

  • Marco Antonio Moraes Ocke FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA/USP
Palavras-chave: Marketing, Lugares, Produto Ampliado

Resumo

O marketing de lugares é uma ferramenta de gestão das trocas que ocorrem no âmbito territorial. O conjunto de técnicas de marketing possibilita o fortalecimento da competitividade e da imagem de uma determinada localidade por meio da geração e entrega de valor a seus diferentes mercados e a conseqüente atração de investimentos e recursos que assegurem seu desenvolvimento socioeconômico no longo prazo. No composto de marketing de lugares o produto é o próprio espaço territorial com sua identidade de ativos físicos e psicológicos em toda a sua complexidade. Neste contexto, o objetivo deste artigo é desenvolver um modelo de produto ampliado do lugar considerando os atributos centrais do produto, atributos suplementares de ampliação do produto básico, aspectos da sustentabilidade para o desenvolvimento local e regional e gestão da marca do lugar. O entendimento deste amálgama do produto pode contribuir com o avanço na pesquisa em marketing de lugares, bem como sugere uma perspectiva contemporânea para administração eficiente das localidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Moraes Ocke, FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA/USP
Doutor em Administração pela FEA/USP (2015), Mestre em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista (2010), Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie (2000). Bolsista do Programa de Excelência Acadêmica CAPES/PROEX 2012-2016, membro do grupo de pesquisas em marketing de serviços PROMARK-FEA/USP, revisor da Revista Brasileira de Marketing - REMARK, revisor, parecerista e moderador do SEMEAD/USP. Linhas de Pesquisa: Place Marketing, Place Branding, Marketing de Turismo e Hospitalidade, Comunicação e Mídia. Experiência docente desde 2002 no ensino superior e na educação executiva. Atuação na Graduação e Pós-Graduação em cursos de Administração, Marketing, Comunicação e Turismo na coordenação e colegiado de cursos, núcleo docente estruturante, desenvolvimento de conteúdos presenciais e a distância. Consultor independente em administração com foco em comunicação e marketing para pequenas e médias empresas.
Publicado
2018-01-09
Como Citar
Ocke, M. A. M. (2018). O Produto Ampliado dos Lugares: Uma Perspectiva de Marketing. Revista Interdisciplinar De Marketing, 7(2), 139-155. https://doi.org/10.4025/rimar.v7i2.33924
Seção
Artigos