Apartamentos Compactos: Espaços Privado e Público Atuando Sobre o Consumir na Metrópole
Resumo
Qual é o papel inter-relacionado dos espaços privado, público e de mercado na transformação de hábitos de consumo? Este estudo utilizou os conceitos de espaço e de lugar, de Tuan e Gieryn, para investigar como a mudança das pessoas para apartamentos pequenos na metrópole influencia os hábitos de consumo e de socialização de seus moradores, dentro e fora do domicílio. Foram feitas entrevistas em profundidade e observação participante com jovens adultos de nível socioeconômico elevado que residem em apartamentos compactos na cidade de São Paulo. Esta pesquisa acrescenta à literatura de cultura de consumo o papel inter-relacionado da agência dos espaços privado, público e de mercado sobre os comportamentos de morar e de consumir e sobre o estilo de vida e os valores dos indivíduos. Descobriu-se que esse contexto espacial pressiona os indivíduos a levarem uma vida mais prática e desapegada de bens de consumo e a sair de casa para interagir com a cidade. Constatou-se que os moradores desses microapartamentos urbanos cultivam vidas amplas em espaços restritos.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.