A Socialização do Consumo de Crianças e de Seus Pais no Contexto de Baixa Renda: Uma Via de Mão Dupla?
Resumo
O termo “socialização do consumidor” foi consolidado por Scott Ward como o processo por meio do qual indivíduos adquirem habilidades, conhecimentos e atitudes relevantes para sua atuação como consumidores. Considerando o consumo de crianças, sobram questões envolvendo esse construto quando é considerado indivíduos oriundos da população de baixa renda: como o consumo permeia as relações entre pais e filhos no contexto de famílias de baixa renda? De que forma os integrantes de famílias de baixa renda são (re)socializados para o consumo? Essas indagações motivaram a condução de uma pesquisa com o objetivo de se entender como se dá o processo de socialização do consumo em famílias de famílias de baixa renda. Utilizando-se de uma metodologia qualitativa, por meio de observações e entrevistas em profundidade, o estudo manteve o foco em famílias com crianças de até doze anos de idade. Como conclusão do trabalho, pode-se afirmar que a socialização do consumo no caso de famílias de baixa renda parece ocorrer nos dois sentidos, ou seja, as crianças são socializadas para o consumo por meio de seus pais ao mesmo tempo em que os pais acabam alterando suas habilidades, conhecimentos e atitudes frente ao consumo ao interagirem com seus filhos.
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