A Socialização do Consumo de Crianças e de Seus Pais no Contexto de Baixa Renda: Uma Via de Mão Dupla?

  • Regina Maria dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcelo de Rezende Pinto Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas
  • Luiz Antônio Mattos do Carmo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Sara Pimenta Resende Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Socialização para o Consumo, Consumo Infantil, Baixa Renda.

Resumo

O termo “socialização do consumidor” foi consolidado por Scott Ward como o processo por meio do qual indivíduos adquirem habilidades, conhecimentos e atitudes relevantes para sua atuação como consumidores. Considerando o consumo de crianças, sobram questões envolvendo esse construto quando é considerado indivíduos oriundos da população de baixa renda: como o consumo permeia as relações entre pais e filhos no contexto de famílias de baixa renda? De que forma os integrantes de famílias de baixa renda são (re)socializados para o consumo? Essas indagações motivaram a condução de uma pesquisa com o objetivo de se entender como se dá o processo de socialização do consumo em famílias de famílias de baixa renda. Utilizando-se de uma metodologia qualitativa, por meio de observações e entrevistas em profundidade, o estudo manteve o foco em famílias com crianças de até doze anos de idade. Como conclusão do trabalho, pode-se afirmar que a socialização do consumo no caso de famílias de baixa renda parece ocorrer nos dois sentidos, ou seja, as crianças são socializadas para o consumo por meio de seus pais ao mesmo tempo em que os pais acabam alterando suas habilidades, conhecimentos e atitudes frente ao consumo ao interagirem com seus filhos.

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Biografia do Autor

Regina Maria dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Marcelo de Rezende Pinto, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas
Doutor em Administração pela UFMG. Professor do Programa de Pós-gradualão em Administração da PUC Minas
Luiz Antônio Mattos do Carmo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Sara Pimenta Resende, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Publicado
2018-01-09
Como Citar
dos Santos, R. M., Pinto, M. de R., Carmo, L. A. M. do, & Resende, S. P. (2018). A Socialização do Consumo de Crianças e de Seus Pais no Contexto de Baixa Renda: Uma Via de Mão Dupla?. Revista Interdisciplinar De Marketing, 7(2), 208-223. https://doi.org/10.4025/rimar.v7i2.37197
Seção
Fórum