A Intenção do Consumidor de Doar para Instituições Sociais: Um Estudo Experimental
Resumo
As doações são a principal fonte de recursos das instituições filantrópicas para a realização de suas atividades, e, na busca por aumentarem a obtenção de doações, essas instituições precisam estudar o comportamento do consumidor-doador, procurando sensibilizá-lo para a causa social da organização e influenciar a sua intenção de doação. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar o impacto das mensagens de pedido de doações na intenção de doar dos consumidores, considerando os argumentos utilizados para isso e as diferentes localidades da instituição solicitante. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, explicativa e experimental, tendo como instrumento de coleta de dados seis modelos de questionários on-line, que se diferenciavam pela situação ilustrada da instituição social, em termos de localidade e atividades por ela desenvolvida. As respostas dos 232 respondentes, obtidos por conveniência, foram analisados pela estatística descritiva básica, teste-T e Análise de Variância. Os resultados mostraram uma baixa intenção de doação dos respondentes, e os argumentos da mensagem e a localidade da instituição não impactaram nem na intenção de doar dos consumidores e nem no valor pretendido de doação. Já o sexo e a idade foram capazes de influenciar nessa intenção de doação.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.