A Intenção do Consumidor de Doar para Instituições Sociais: Um Estudo Experimental

  • Victor Vieira Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Larissa Santos de Marcello Cruvinel Universidade Federal de Uberlândia.
  • André Francisco Alcântara Fagundes Universidade Federal de Uberlândia. http://orcid.org/0000-0003-1177-4514

Resumen

As doações são a principal fonte de recursos das instituições filantrópicas para a realização de suas atividades, e, na busca por aumentarem a obtenção de doações, essas instituições precisam estudar o comportamento do consumidor-doador, procurando sensibilizá-lo para a causa social da organização e influenciar a sua intenção de doação. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar o impacto das mensagens de pedido de doações na intenção de doar dos consumidores, considerando os argumentos utilizados para isso e as diferentes localidades da instituição solicitante. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, explicativa e experimental, tendo como instrumento de coleta de dados seis modelos de questionários on-line, que se diferenciavam pela situação ilustrada da instituição social, em termos de localidade e atividades por ela desenvolvida. As respostas dos 232 respondentes, obtidos por conveniência, foram analisados pela estatística descritiva básica, teste-T e Análise de Variância. Os resultados mostraram uma baixa intenção de doação dos respondentes, e os argumentos da mensagem e a localidade da instituição não impactaram nem na intenção de doar dos consumidores e nem no valor pretendido de doação. Já o sexo e a idade foram capazes de influenciar nessa intenção de doação. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Victor Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Larissa Santos de Marcello Cruvinel, Universidade Federal de Uberlândia.
Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGA/UFU).
André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Uberlândia.
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN-UFU).
Publicado
2020-09-09
Cómo citar
Silva, V. V., Cruvinel, L. S. de M., & Fagundes, A. F. A. (2020). A Intenção do Consumidor de Doar para Instituições Sociais: Um Estudo Experimental. Revista Interdisciplinar De Marketing, 9(1), 27-45. https://doi.org/10.4025/rimar.v9i1.41494