Verde ou Marca? Impacto do Reconhecimento do Produto Como Verde na Decisão de Compra do Consumidor

Palavras-chave: Marketing verde, Produto verde, Intenção de compra, Marca.

Resumo

As questões ambientais vêm cada vez mais influenciando nossa sociedade, afetando inclusive nossos hábitos de consumo. Uma das consequências dessa influência é a criação de novas demandas de consumo por produtos fabricados observando-se sua responsabilidade ambiental. Percebe-se um movimento, por parte das empresas, de suprir essa demanda através da criação de produtos “verdes”, ou seja, onde a responsabilidade ambiental faça parte de seu processo produtivo e esta informação seja explorada como forma de identificação com o público consumidor alvo. Contudo, ainda existe um grande debate acerca da preferência dos consumidores por estes produtos se comparados a produtos que carregam outras características, como por exemplo, uma marca facilmente identificável. Este estudo se propõe a comparar a influência dos produtos verdes na intenção de compra dos consumidores em relação a influência da marca. O estudo é um experimento com uma amostragem não probabilística por conveniência com 179 respondentes. Após a realização da pesquisa, concluiu-se que apesar de uma maior preferência pelo produto com marca reconhecida, os produtos verdes influenciam fortemente de maneira positiva a intenção de compra dos consumidores.

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Biografia do Autor

Marcus Vinicius Nascimento Schleder, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Marta Olivia Rovedder de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria / Docente

Doutora em Administração Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. 

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. 

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria.

Alcivio Vargas Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS / Doutorando - PPGA - UFRGS. Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA / Docente no Curso de Administração.
Mestre em AdministraçãoDoutorando em Administração - UFRGS.Professor da Universidade Federal do Pampa - Campus Sant'Ana do Livramento.
Guilherme Kusbick Volpato, Universidade Federal de Santa Maria
Bacharel em Adminsitração pela Universidade Federal de Santa Maria.
Publicado
2020-09-11
Como Citar
Schleder, M. V. N., Rovedder de Oliveira, M. O., Neto, A. V., & Volpato, G. K. (2020). Verde ou Marca? Impacto do Reconhecimento do Produto Como Verde na Decisão de Compra do Consumidor. Revista Interdisciplinar De Marketing, 9(2), 126-143. https://doi.org/10.4025/rimar.v9i2.44414
Seção
Artigos