Verde ou Marca? Impacto do Reconhecimento do Produto Como Verde na Decisão de Compra do Consumidor
Resumo
As questões ambientais vêm cada vez mais influenciando nossa sociedade, afetando inclusive nossos hábitos de consumo. Uma das consequências dessa influência é a criação de novas demandas de consumo por produtos fabricados observando-se sua responsabilidade ambiental. Percebe-se um movimento, por parte das empresas, de suprir essa demanda através da criação de produtos “verdes”, ou seja, onde a responsabilidade ambiental faça parte de seu processo produtivo e esta informação seja explorada como forma de identificação com o público consumidor alvo. Contudo, ainda existe um grande debate acerca da preferência dos consumidores por estes produtos se comparados a produtos que carregam outras características, como por exemplo, uma marca facilmente identificável. Este estudo se propõe a comparar a influência dos produtos verdes na intenção de compra dos consumidores em relação a influência da marca. O estudo é um experimento com uma amostragem não probabilística por conveniência com 179 respondentes. Após a realização da pesquisa, concluiu-se que apesar de uma maior preferência pelo produto com marca reconhecida, os produtos verdes influenciam fortemente de maneira positiva a intenção de compra dos consumidores.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.