Construção Sociocultural de Marcas: Um Estudo de Caso

  • Renata Erlich Joseph Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Roberta Dias Campos Instituto COPPEAD de Administração, UFRJ http://orcid.org/0000-0002-7091-7901
  • Maria Fernanda da Fonseca Massyliouk Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Construção de Marcas, Mídias Sociais, Cultural Branding, Coca-Cola, Influenciador Digital

Resumo

Embora a investigação sobre a temática de construção de marcas seja amplamente presente em pesquisas acadêmicas, a disseminação das mídias sociais provoca a sociedade acadêmica a refletir sobre suas implicações no patrimônio de marca. O presente estudo buscou pesquisar como as empresas negociam significados de marca com consumidores e árbitros culturais, no ambiente das mídias sociais. Estudou-se o caso do vídeo “Na Lata”, do coletivo de humor Porta dos Fundos, como pista metodológica para pesquisa da conduta da empresa The Coca-Cola Company quanto à gestão de marcas no ambiente de mídias sociais. Os resultados foram apresentados em dois blocos: primeiramente, mostrou-se a negociação de significados de marca associada ao conteúdo publicado pelo Porta dos Fundos; em seguida, foi discutido o modelo de gestão de marcas da empresa no contexto das mídias sociais. O trabalho contribuiu para o entendimento da construção coletiva e cultural de significados das marcas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Erlich Joseph, Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestre pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Roberta Dias Campos, Instituto COPPEAD de Administração, UFRJ
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Humanas e Sociais - Paris V - René Descartes - Sorbonne (2004), doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Sciences humaines et sociales - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, comportamento, pesquisa qualitativa, beleza e método dos itinerários.
Maria Fernanda da Fonseca Massyliouk, Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado
2020-10-04
Como Citar
Joseph, R. E., Campos, R. D., & Massyliouk, M. F. da F. (2020). Construção Sociocultural de Marcas: Um Estudo de Caso. Revista Interdisciplinar De Marketing, 10(1), 1-16. https://doi.org/10.4025/rimar.v10i1.45821
Seção
Artigos